Viajar de Avião Precisa de Passaporte? Descubra aqui!

Quando se viaja de avião com pouca frequência ou mesmo pela primeira vez, é natural que surjam várias dúvidas. Nesse sentido, uma questão que costuma dar azo a muitas dúvidas é se viajar de avião precisa de passaporte.

A resposta a esta questão não é linear, até porque depende muito da origem e do destino do passageiro. Todavia, mesmo assim, se esta for uma questão que o/a apoquenta, vamos mostrar-lhe abaixo algumas dicas sobre como saber se precisa de passaporte para viajar de avião.

Viajar de avião precisa de passaporte
A necessidade de passaporte depende se o voo é doméstico ou internacional.

Afinal, viajar de avião precisa de passaporte ou não?

Como sugerimos acima, a necessidade de ter ou não passaporte para viajar de avião reside essencialmente na origem e destino do seu voo. Isto é, se se trata de um voo doméstico ou, pelo contrário, de um voo internacional.

Voos domésticos

Se você está a viajar dentro do seu país, isto é, a fazer um voo doméstico, digamos de uma cidade para outra, ou de um estado para outro, você não necessita de ter qualquer passaporte, apenas um cartão de identificação válido. Assim, por exemplo, em Portugal, de Lisboa ao Porto; no Brasil, do Amazonas para o Rio Grande do Sul; ou ainda, por exemplo, nos Estados Unidos, dos estados de Washington para Nova Iorque, você não necessita de passaporte.

Voos internacionais

Para fazer voos internacionais, ou seja, de um país para outro, normalmente, você precisa sim de um passaporte. Isto significa que, por exemplo, se vai viajar de Portugal ou do Brasil para os Estados Unidos, você precisa de ter o seu passaporte. Mas existem algumas exceções, como para cidadãos europeus que viajam dentro do espaço Schengen, caso em que não necessitam de viajar com passaporte. Deve-se acrescentar que se você vai fazer um voo internacional, deve requerer o seu passaporte com alguma antecedência, pois, dependendo do seu país, a emissão do seu passaporte pode levar algum tempo.

De qualquer dos modos, se você gosta de viajar, é importante ter um passaporte e um cartão de identificação válido. Assim, poderá aproveitar quaisquer oportunidades que venha a ter no presente ou futuro de viajar para outros países.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *