Viajar de Avião É Seguro! – Tudo o que precisa de saber

Todos os anos existem acidentes de aviação, embora a esmagadora maioria não chegue ao conhecimento do grande público, por se tratar de pequenos incidentes ou de acidentes com aviões de pequena dimensão. Mesmo assim, sempre que existe um acidente, surge também dúvidas sobre se viajar de avião é seguro, se não existem problemas em viajar de avião à noite, viajar de avião com chuva, entre muitas outras.

Contudo, apesar de ser natural haver dúvidas ou receios, muitos deles são, na verdade, infundados. Isto porque viajar de avião é uma das formas mais seguras de viajar. Aliás, se pensarmos que todos os anos mais de 3 biliões de pessoas viajam de avião, rapidamente constatamos que apenas uma percentagem muito pequena dessas pessoas sofre mazelas físicas ou morre em resultado de um acidente.

Viajar de avião é seguro
A Qantas é uma das companhias aéreas mais seguras do mundo.

Viajar de avião é seguro em companhias reputadas

Podemos afirmar que viajar de avião é seguro, desde que voe em companhias reputadas e que apresentam um histórico limpo, como, por exemplo, a companhia australiana Qantas. Esta companhia, a terceira mais antiga do mundo, nunca registou qualquer incidente mortal.

De qualquer modo, o mesmo aplica-se também a outras companhias que têm aparelhos de grande qualidade, a par de pilotos e equipas de manutenção. Além disso, deve pensar que os aviões são sujeitos a planos de manutenção rigorosos, de forma contínua, ao contrário do que acontece com outros meios de transporte.

Depois, os aparelhos só levantam voo, quando estão reunidas todas as condições para esse efeito. Antes de cada voo, os pilotos têm de seguir uma lista de verificações, confirmando que tudo está operacional, e somente após essa confirmação e se as condições meteorológicas forem favoráveis é que os aviões efetivamente descolam da pista onde estão.

Percentagem de acidentes tem vindo a decrescer

Se analisarmos as estatísticas referentes a desastres aéreos e a incidentes mortais com aviões, constatamos que os anos da Segunda Guerra Mundial foram, sem dúvida, aqueles em que houve maior incidência de acidentes e mortes. Quando o conflito terminou, até à década de 80, aproximadamente, havia cerca de 300 acidentes todos os anos, resultando numa média de 2000 mortes por ano.

Mas, após essa altura, houve um declínio estável no número de acidentes, especialmente devido aos avanços tecnológicos e ao melhoramento dos procedimentos de segurança. Muitas das medidas de segurança que temos atualmente nos aeroportos e aviões não existiam há algumas décadas atrás. Por isso mesmo, apesar de hoje em dia haver mais pessoas a viajarem por avião, existem menos acidentes e, por conseguinte, fatalidades.

Desde o ano 2000, tem havido uma média de cerca de 160 acidentes de aviação por ano, resultando em cerca de 1000 pessoas que perdem as suas vidas. Contudo, como pode verificar no gráfico abaixo, do B3A (Bureau of Aircraft Accidentes Archives), os números têm vindo a decrescer paulatinamente.

Número de acidentes de aviação de 2010 a 2017
Número de acidentes de 2010 até ao início de 2017. Fonte B3A

Isto significa que nas companhias de avião modernas, graças às novas tecnologias e aos procedimentos de segurança que existem hoje em dia, viajar de avião é seguro. Por isso, se vai viajar, esqueça quaisquer preocupações que possa ter a esse respeito e aproveite, sim, para relaxar e desfrutar da sua viagem.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *