Viajar de Avião Dentro do País Precisa de Passaporte

Uma questão pertinente para quem não está habituado a viajar é se viajar de avião dentro do país precisa de passaporte. É importante saber essa informação atempadamente, porque o passaporte é um documento que deve ser solicitado com alguma antecedência, sob pena de chegar à altura de viajar e ficar impedido de fazer o seu check-in, por ter não ter a documentação em ordem.

Ora, na verdade, a necessidade ou não de passaporte pode estar dependente de alguns fatores, como, de resto, terá a oportunidade de constatar abaixo. Mas, em circunstâncias normais, não é necessário passaporte.

Viajar de Avião Dentro do País Precisa de Passaporte
A necessidade ou não de passaporte depende de alguns fatores.

Viajar de avião dentro do país precisa de passaporte?

Bem, deve-se ter em conta que se você for um cidadão ou residente permanente do país em que pretende viajar, então, deve saber que para voos domésticos não irá precisar de um passaporte. Nestes voos, continua a precisar de um elemento de identificação, mas apenas necessita de ter o seu cartão de identificação tradicional consigo.

Em todo o caso, se não tiver outra forma válida de identificação, pode mesmo assim usar o passaporte como forma de identificação, pois é obrigatório ter uma se for viajar dentro do país. Se for o caso, deverá apresentar o seu passaporte sempre que tal lhe for solicitado, como no check-in ou nos checkpoints de segurança dos aeroportos.

Portanto, em suma, para voos nacionais, se tiver outra forma de identificação e for um cidadão do país em questão, não precisa de passaporte. Se não tiver outra forma de identificação ou não for cidadão ou residente permanente deverá ter um passaporte para viajar dentro do país.

Deve-se acrescentar que, se além de viajar dentro do seu país for também viajar para um destino internacional, terá obrigatoriamente de ter um passaporte para viajar. Em alguns casos, dependendo do seu tempo de estadia e do país para o qual vai viajar, poderá ser necessário solicitar um visto também. Em caso de dúvida, sobre se precisa de visto também, poderá informar-se junto do seu agente de viagens ou, em alternativa, junto da embaixada do país em questão.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *