Viajar de Avião Dentro do Brasil Precisa de Passaporte

Já aqui vimos se precisa de passaporte para viajar dentro do país. Contudo, mesmo assim, é frequente haver dúvidas mais específicas. Uma delas é se para viajar de avião dentro do Brasil precisa de passaporte. Se for o seu caso, neste artigo, procuraremos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre a documentação que necessita para viajar de avião dentro do Brasil.

Em condições normais, os voos domésticos não implicam que precise de passaporte. Todavia, é sempre conveniente estar a par de algumas particularidades, para se certificar que não é apanhado desprevenido e tem toda a documentação que necessita consigo para viajar de avião, quer nacionalmente, quer internacionalmente.

Viajar de Avião Dentro do Brasil Precisa de Passaporte
Se você for um cidadão brasileiro e tiver outra forma de identificação, não precisa de passaporte.

Descubra se para viajar de avião dentro do Brasil precisa de passaporte

Bem, se você é um cidadão brasileiro ou é um residente permanente, você não precisa de passaporte para viajar dentro do Brasil. Nessas situações, apenas é necessário que tenha o seu documento nacional de identificação civil.

Mesmo assim, quem não tiver esse documento consigo pode usar o passaporte para identificação, apresentando o mesmo quando for fazer o seu check in no aeroporto ou passar pelos pontos de segurança.

Para quem não é cidadão brasileiro nem é residente permanente, então, sim, é necessário ter efetivamente passaporte para viajar dentro do Brasil, apresentando-o sempre que tal foi solicitado pelos funcionários do aeroporto.

Claro que, apesar de ser cidadão ou residente permanente, além de viajar dentro do país for também viajar para outros destinos, isto é, internacionais, vai precisar do seu documento nacional de identificação civil, a par do seu passaporte.

Nesse sentido, lembre-se que, se for viajar para fora do país também, deverá solicitar a emissão do seu passaporte com alguma antecedência, de forma a fazer face a algum eventual atraso, ou, se já tiver o mesmo, verificar a validade do passaporte. Isto porque muitos países requerem que o seu passaporte seja válido por mais seis meses para além data de estadia prevista.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *