Viajar de Avião com Otite É Seguro? Descubra aqui

Não é propriamente incomum que os ouvidos “estourem” durante o voo. Isto deve-se à acumulação de pressão dentro da cabine, à maneira que o avião ascende e descende. Embora tal possa ser desagradável para muitas pessoas, não é algo muito preocupante. Todavia, uma das dúvidas mais veementes e que surgem com frequência é se viajar de avião com otite, ou seja, viajar com uma infeção nos ouvidos é seguro. Vejamos abaixo.

Viajar de avião com otite
Se vai viajar de avião com otite, deve tomar algumas medidas de precaução.

Viajar de avião com otite é seguro?

Geralmente, é recomendável que não se viaje se você tiver uma otite. Com uma infeção nos ouvidos, os trompas de Eustáquio ficam entupidas com fluido e a pressão dentro da cabine do avião pode causar dor severa nos seus ouvidos. Além disso, a par da dor, os tímpanos podem ser danificados durante o voo.

Por isso, se tiver oportunidade de adiar o seu voo, pondere adiar o mesmo, para evitar possíveis efeitos daí resultantes, os quais poderemos ver de forma mais pormenorizada mais abaixo.

Possíveis efeitos resultantes de viajar de avião com otite

Dito isto, se você viajar de avião com uma infeção de ouvidos ou as suas trompas de Eustáquio estiverem entupidas, você pode experienciar alguns sintomas pouco usuais. Nessa ótica, para além de você poder vir a sofrer de dor severa, devido às alterações na pressão na cabine, você pode também ter tonturas. Por isso, pode ficar tonto, com náuseas e até mesmo vomitar.

Outro sintoma que você pode eventualmente experienciar durante o seu voo é um zumbido nos ouvidos, dificultando a sua audição. Devido à pressão colocada sobre os ouvidos num voo, é possível que os tímpanos tenham um ruptura se as trompas de Eustáquio estiverem muito entupidas.

Por vezes, mascar pastilha elástica, bocejar e engolir ajuda a aliviar a pressão nos ouvidos durante um voo. Todavia, se você tiver uma infeção no ouvido, estes truques podem não ser suficientes para aliviar a dor ou a pressão.

O que fazer se tiver mesmo de viajar de avião com otite

Especialmente para pessoas que tenham de viajar muito devido a compromissos profissionais, por vezes, é inevitável viajar com uma infeção nos ouvidos. Todavia, pode ser possível tomar algumas medidas para precaver a dor e complicações, como:

Tomar um descongestionante

Se tiver uma infeção de ouvidos suave, tomar um descongestionante pode ajudar-lhe a ter algum conforto durante o voo. Muitos descongestionantes vêm sob a forma de uma cápsula, que pode ser tomada oralmente ou você pode também encontrar descongestionantes em forma líquida, que são aplicados no nariz.

Um descongestionante pode ser tomado antes ou durante o voo, contudo, para obter os melhores resultados, deverá ser tomado no dia e na tarde anterior. Isto permite que uma eventual infeção no nariz e no canal auditivo melhore, o que pode ajudar a reduzir a dor. Porém, se você tiver uma infeção severa no ouvido, é recomendável procurar aconselhamento médico antes de voar.

Engolir com frequência

Engolir pode também ajudar a reduzir o desconforto de uma infeção nos ouvidos durante um voo. Muitas pessoas mascam uma pastilha elástica, porque ajuda-lhes a produzir saliva na boca, a engolir com frequência e, por conseguinte, a aliviar a pressão nos ouvidos.

Desbloquear os ouvidos

Desbloquear os ouvidos pode também ajudar a prevenir a dor, para que a pressão do ar possa ser a mesma nestes. Para o conseguir, aperte o seu nariz e feche a boca. Após direcionar o ar na sua boca para o fundo da sua garganta, sopre suavemente pelo nariz, para ajudar a aumentar a pressão nos seus ouvidos. Você deve sentir ou ouvir um “pop”, o que significa que os seus ouvidos forem desbloqueados. Por vezes, durante a descida, pode ser necessário repetir este processo.

Experimentar um tampão regulador da pressão

Se acha que prefere ter mais um método adicional para lhe ajudar, pode comprar um par de tampões para os ouvidos que ajudar-lhe-ão a regular a pressão, quando voar com uma infeção de ouvidos. Este tipo de tampões, normalmente, podem ser comprados nas farmácias ou nos próprios aeroportos, nas lojas de venda, e devem ser usados durante a subida e descida do avião.

Em suma, sempre que possível, tente adiar o seu voo, para não ter quaisquer problemas. Porém, se tiver mesmo de viajar de avião com uma otite, siga as dicas supracitadas ou consulte um médico se tiver uma infeção severa.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *