Viajar de Avião Atrasa a Menstruação? Descubra aqui

Uma questão que dá azo a muitas dúvidas é saber se viajar de avião atrasa a menstruação. Se você também tiver esta dúvida, neste artigo, poderá saber tudo o que precisa sobre como uma viagem de avião afeta o período, incluindo a sua irregularidade e ausência quando viaja.

Na verdade, uma viagem pode afetar a sua menstruação, tal como outra mudança de estilo de vida. Mesmo que uma viagem seja temporária, interrompe a sua rotina normal e, além disso, as suas hormonas, as que regulam o ciclo menstrual, podem ser sensíveis a tudo o que interfere com essa rotina.

Essa influência ganha maior ênfase em viagens internacionais, sendo que nestes casos o impacto sobre o ciclo menstrual é significativamente maior do que sucederia se fizesse apenas uma viagem curta.

Viajar de avião atrasa a menstruação
Viajar de avião e outros fatores relacionados com a viagem podem atrasar a menstruação.

Como viajar influencia o seu ciclo menstrual

Vejamos abaixo como uma viagem e todos os fatores envolventes podem interferir com o seu ciclo menstrual:

A viagem de avião

As viagens aéreas, especialmente para destinos com fusos horários diferentes, podem expor o seu relógio biológico ou, se preferirmos designar de outra forma, o seu ritmo circadiano a uma mudança, fomentando ainda mais o efeito do jet lag.

Segundo uma reputada revista científica, a Aviation, Space, and Environmental Medicine (ASEM), você tem interferências no sono, 70% do tempo, após a sua viagem para outro fuso horário. Isto tem consequências para o seu ritmo circadiano e, por conseguinte, para o seu período menstrual. Na verdade, o mesmo estudo sugere ainda que as hospedeiras são conhecidas por terem ciclos menstruais irregulares, um claro sinal de que viajar de avião realmente afeta a menstruação.

O stress

O seu ciclo menstrual é também muito sensível ao stress típico de uma viagem. Apesar de uma viagem poder ser muito divertida, é certo que também tem a sua dose de stress, resultante dos horários a cumprir, das malas para fazer, dos transportes a apanhar para e do aeroporto, enfim, são várias as situações que podem propiciar a subida dos seus níveis de stress e que, sem você dar conta, interferem com o seu período.

A alimentação

Quando você viaja, normalmente, o seu plano alimentar muda também, embora tal dependa do seu destino. A título de exemplo, o seu pequeno-almoço muda ou, pelo contrário, pode mesmo esquecer-se de o tomar. Essa alteração, contudo, pode ter repercussões para o seu corpo, para as suas hormonas e, claro, para o seu período. Além disso, você pode não estar a ter a atividade física que normalmente tem, o que pode ter um impacto significativo sobre o seu período também.

Conclusão: sim, viajar de avião atrasa a menstruação

Se dúvidas ainda houvesse, sim, viajar de avião atrasa a menstruação, embora existam mais fatores associados a uma viagem passíveis de interferir com o ciclo menstrual. Se você esteve a viajar e o seu período atrasar, existe uma boa probabilidade de ser efeitos do jet lag, a par dos fatores supracitados: a viagem de avião, stress e alimentação.

De qualquer modo, em caso de dúvida, pode sempre fazer um teste de gravidez, só para ter a certeza.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *