Quando pode viajar de avião após um ataque de coração

Gostaria de saber quando viajar de avião após um ataque de coração? Na verdade, depende da probabilidade que tem de sofrer outro ataque. Nesse sentido, é muito importante que fale com o seu médico ou especialista antes de viajar após um ataque de coração. Se é seguro ou não viajar, vai depender das suas circunstâncias pessoais.

Quando pode viajar de avião após um ataque de coração
Se teve um ataque de coração recentemente, é preciso ter alguns cuidados para poder viajar de avião.

O que precisa de saber para viajar de avião após um ataque de coração

Pessoas com baixo risco

Segundo a British Cardiovascular Society, as pessoas que têm um risco muito baixo de ter um novo ataque cardíaco podem voar tão cedo quanto três dias após terem tido o mesmo. Normalmente, as pessoas que apresentam baixo risco de reincidência são as que:

  • Tiveram o seu primeiro ataque;
  • Têm menos de 65 anos;
  • Não têm outras complicações;
  • Não estão a seguir qualquer plano de tratamento.

Por sua vez, a Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido recomenda que as pessoas que não têm complicações, que apresentam um risco reduzido de terem outro evento, podem voar entre sete a dez dias após o ataque cardíaco.

 Já o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) advoga que a maior parte das pessoas com este problema pode voar de avião, embora com os devidos cuidados. Isto porque, durante o voo, as pernas e tornozelos tendem a inchar e a respiração pode-se tornar mais difícil para pessoas com condições cardiovasculares severas.

De novo, salienta-se a importância de consultar primeiro um especialista antes de planear fazer qualquer viagem de avião.

Pessoas com complicações

Se você tem mais de 65 anos e já teve outro ataque de coração no passado, existe maiores probabilidades de ter outro no futuro. Todavia, se você não tiver quaisquer sintomas ou outras condições cardiovasculares, bem como qualquer tratamento planeado, considera-se que apresenta um nível de risco médio.

Nestes casos, a Autoridade da Aviação Civil recomenda que você viaje apenas a partir de dez dias após o seu ataque cardíaco recente. Se você tiver sinais ou sintomas de falha cardiovascular, e tiver tratamento planeado no futuro, considera-se que apresenta um risco elevado de reincidência. Nestes caso, a pessoa deverá esperar até estar numa condição mais estável para viajar.

Em todo o caso, fale com o seu médico ou especialista antes de viajar de avião após um ataque de coração. Pode ser necessário fazer exames, para analisar a sua condição e determinar se está apto para viajar em segurança, sem desenvolver sintomas, como dor no peito.

Além disso, fale com o seu agente de viagens, companhia aérea, bem como empresa de seguros de viagem antes de viajar, uma vez que podem ter as suas próprias políticas sobre voos após um ataque de coração.

Medicação

Se você estiver a tomar medicação, o seu médico ou especialista poderá recomendar que leve consigo medicamentos essenciais na sua bagagem de mão. Se for o caso, contacte a sua companhia aérea para saber de antemão se têm alguma restrição. Se tiverem, você poderá precisar de uma carta do seu médico, bem como uma autorização da companhia, para viajar.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *