Turismo na Normandia – Tudo o que precisa de saber!

Se gostaria de saber informações sobre o turismo na Normandia, então chegou ao local indicado para o efeito. A Normandia, uma região recheada de história situada no noroeste de França, é um local bonito, marcado por prados verdejantes e as suas paisagens bucólicas, pela sua comida popular, nomeadamente os queijos e maçãs, não esquecendo a sua costa magnífica banhada pelo mar do atlântico.

Para quem pretende visitar a Normandia, esta é uma oportunidade única de usufruir de uma viagem que combina uma grande herança cultural e gastronómica que apela ao turista mais exigente. O legado da história dos normandos é evidente em todos os locais, fazendo com que tenha diversos locais a visitar no seu roteiro.

O turismo na Normandia

A França é um país bastante visitado por turistas e a Normandia em particular, não é exceção. Para o efeito muito tem contribuído os muitos historiadores e aficionados pela Segunda Guerra Mundial, que visitam a região para verem em primeira mão os locais onde desembarcaram as forças aliadas no Dia D, para combaterem os invasores alemães e os empurrarem de novo para a Alemanha, devolvendo novamente a liberdade ao povo francês. Mas a região tem muito para oferecer para quem a visita.

Turismo na Normandia
Le Mont Saint Michel

O que fazer na Normandia

Se não está familiarizado com o turismo na Normandia, nem com o que fazer nessa região, então saiba que existem diversas atrações turísticas na mesma. Vejamos abaixo algumas sugestões:

Caen – Uma parte foi destruída no decorrer da Segunda Guerra Munidal, mas tem um Memorial aos desembarques na Normandia, bem como à libertação.

Etretat – Nesta comuna francesa, situada em plena Alta Normandia, é possível ver os penhascos brancos de Etretat, as falésias mais populares da França.

Falaise – Na Baixa Normandia, poderá visitar o castelo de Falaise, uma fortaleza onde nasceu Guilherme, o Conquistador, que foi duque da Normandia, bem como rei de Inglaterra.

Giverny – Aproveite para visitar a casa do grande Impressionista, Claude Monet, bem como o Museu do Impressionismo de Giverny. Nos museus de Rouen e Le Havre poderá também encontrar obras de outros Impressionistas reputados.

Le Mont Saint Michel –A abadia medieval mais famosa em todo o mundo, construída em rocha na baía – um património mundial da UNESCO e um dos monumentos históricos mais visitados em França.

Pays d’Auge – Uma das áreas mais emblemáticas da região e uma dos pontos altos do turismo na Normandia, em Pays d’Auge é um ponto de passagem obrigatório para todas as pessoas que querem ver as magníficas paisagens da região e consumir um dos produtos típicos da mesma.

Praias da Normandia – Visite pessoalmente os locais dos desembarques do Dia D – as praias com os nomes de código Omaha, Juno, Utah, entre outras. Os desembarques são homenageados com monumentos pelas áreas circundantes, museus e cemitérios, com os milhares de pessoas que perderam as suas vidas.

O que fazer na Normandia
Monumento na praia “Omaha”

Para tirar partido das principais atrações turísticas da Normandia, poderá, como é natural, consultar o seu agente de viagens, para que possa marcar excursões aos locais que gostaria de visitar ou, se preferir, marcar as mesmas através da Internet em sites da especialidade.

As principais cidades da Normandia

Le Havre, Caen e Rouen são as três principais cidades nesta região, mas existem outras, como Evreux, Dieppe ou Alençon, que sabem acolher todas as pessoas que as visitam.

Mas uma das atrações turísticas da Normandia é, sem dúvidas, as suas vastas áreas agrícolas, uma vez que esta é uma região especializada em produtos lácteos, frutas, entre outros produtos reputados. Os produtos regionais mais famosos são o queijo Camembert, bem como bebidas como Calvados ou a Cidra.

A área é também conhecida pelas suas corridas de cavalos e, na mesma, poder-se-ão encontrar regularmente diversos estábulos para criação de cavalos das melhores raças.

Qual a melhor altura para visitar a Normandia?

Há quem considere a Normandia uma região muito similar a Inglaterra no que concerne ao tempo, pois tanto pode ter dias solarentos na primavera como pode ter também dias de chuva intensa em pleno verão. Contudo, mesmo assim, muitas pessoas escolhem visitar a região no mês de agosto, altura em que pode ser mais difícil encontrar alojamento, a não ser que marque atempadamente o mesmo. No cômputo geral, a época turística, se quisermos considerar assim, dura entre maio e meados de outubro.

Como viajar para a Normandia?

Se você vive na Europa, uma das melhores opções que tem ao seu dispor é fazê-lo através da sua própria viatura. Além disso, existe uma boa rede ferroviária também que liga as principais cidades da Normandia, embora não passe em torno da costa. Em alternativa, existem rotas de autocarro que passam pela costa, nomeadamente pelas praias, de forma a proporcionar uma forma dos aficionados da história militar visitarem as praias onde se registaram os desembarques do famoso Dia D.

Para quem pretende viajar de avião, esta é também uma opção, embora nem todos os países e companhias disponibilizem essa opção. A partir de Londres, por exemplo, tanto a CityJet como a Ryanair possibilitam que se viaje desde a capital até ao aeroporto de Deauville St. Gatien, na Normandia. Noutras origens, provavelmente terá de aterrar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, antes de partir rumo ao seu local de destino.

Alojamento na Normandia

Apesar do grande fluxo de turistas que visitam a área na época alta, não terá problemas em marcar o seu alojamento durante o tempo que ficar na mesma, se fizer as suas reservas com a devida antecedência. Existem diversos hotéis espalhados por toda a região, desde 2 estrelas, e inclusive perto das praias. Visitando sites especialistas em booking online, poderá visualizar todas as opções de hospedagem na Normandia que tem ao seu dispor.

Sendo uma das regiões de França mais procuradas pelas pessoas, especialmente as que querem conhecer mais do país do que “apenas” Paris, o turismo na Normandia, devido a todos os fatores que supracitamos, decerto que continuará em alta e um destino popular, para todas as pessoas que gostam de história, paisagens magníficas e uma gastronomia reputada e passível de agradar a qualquer pessoa.

Veja aqui as nossas dicas para planear a sua viagem.

« Voltar para a Página Inicial