Quantos Quilos podem ter as Malas de Viagem?

Já alguma vez se perguntou quantos quilos podem ter as malas de viagem? Esta é uma questão recorrente, especialmente se você vai viajar, já definiu o destino e comprou as passagens aéreas.

O próximo passo é começar a pensar nas malas e bagagens. Claro que a questão do peso depende em grande parte se a viagem é nacional ou internacional. Porém, esse artigo pretende esclarecer dúvidas frequentes sobre o peso das malas e ajudar a reduzir o excesso!

Afinal, quantos quilos podem ter as malas de viagem?

De maneira geral, importante é que você leve apenas o necessário. Desta forma, procure não encher suas malas com sobras de roupas, sapatos e perfumaria pensando em eventuais incidentes. Esses cuidados podem te livrar da chatice (e do prejuízo) de pagar excesso de peso. Vejamos abaixo algumas dicas.

Voos domésticos nacionais

Se o seu destino é dentro do Brasil mesmo, funciona da seguinte forma.

A bagagem de mão, também chamada bagagem de bordo, não pode ultrapassar 5 kgs nem ter mais do que 115 centímetros.

Para as malas despachadas, o viajante pode carregar até 23 quilos e as malas não podem ultrapassar os 158 centímetros. Vale lembrar que são 23 quilos por pessoa, ou seja, se você está viajando com duas malas, elas devem somar juntas esse total de quilos.

Se o viajante exceder esses números pagará a multa por excesso de peso. A multa cobrada em cima das bagagens despachadas é de 0,5% do preço da passagem por quilo excedido. Esse valor é calculado baseado na tarifa do trecho.

Quantos Quilos podem ter as Malas de Viagem
O peso permitido pode estar dependente do tipo de viagem que faz, nacional ou internacional.

Voos internacionais

Uma consideração importante para destinos internacionais é que deve levar consigo o estritamente necessário. Geralmente, faz-se muitas compras e, nesse sentido, é preciso lembrar que os presentes vão somar ainda mais peso as suas malas!

A ANAC regulamentou que os passageiros têm direito a transportar duas malas de 32 kg cada uma delas para América do Norte e Sul. Para viagens para Europa são permitidos 45 kg também divididos em duas bagagens.

Seja como for, fique atento! E, se tiver dúvidas, visite o site da sua companhia aérea para confirmar quantos quilos podem ter as malas de viagem.

« Voltar para a Página Inicial