Qual É o Melhor Aeroporto de Roma?

Uma questão recorrente em quem vai visitar a capital de Itália assenta em qual é o melhor aeroporto de Roma. Isto porque, na verdade, existem dois aeroportos em Roma, nomeadamente o Fiumicino, que é o principal aeroporto internacional da cidade, bem como o Ciampino, que recebe essencialmente charters e companhias aéreas de baixo custo.

Ambos os aeroportos têm todas as condições que você precisa, pelo que a resposta à questão supracitada não é linear. De qualquer forma, a informação abaixo sobre cada um dos aeroportos poderá certamente ajudar-lhe a determinar qual é o melhor aeroporto de Roma para si e para os seus objetivos.

Qual é o melhor aeroporto de Roma
Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci

Descobrindo qual é o melhor aeroporto de Roma para si

Aeroporto Fiumicino (Leonardo da Vinci)

Se você está a chegar a Itália num voo internacional de fora da Europa, o seu avião vai aterrar muito provavelmente no aeroporto Fiumicino, também conhecido como aeroporto Leonardo da Vinci.

Neste aeroporto, que tem vários terminais, poderá encontrar várias lojas, máquinas ATM, posto turístico, balcões para alugar carros, serviços de táxis, shuttles, bem como a estação de trens local. O aeroporto fica a cerca de 30 quilómetros do centro de Roma e existem diferentes formas de transporte ao seu dispor, desde o táxi até aos trens.

Se preferir, para maior comodidade, pode sempre optar por ir de táxi do aeroporto até ao seu hotel. Esta opção permite-lhe evitar as preocupações com o transporte da bagagem, com as direções ou mesmo de eventuais caminhadas mais longas. Atualmente, existe uma tarifa fixa para os táxis que saem do aeroporto para a zona central da cidade, que se situa nos 40 euros, incluindo bagagem para um máximo de quatro passageiros. De qualquer dos modos, confirme a tarifa com o taxista, sendo relativamente fácil identificar os táxis em Roma, pois têm um sinal no topo da viatura, bem como um número de identificação na mesma.

Esta opção é também apropriada para os voos que chegam muito cedo à cidade, pois não existem trens a certas horas. Se puder agendar um táxi atempadamente ou mesmo um serviço de transfer (clique aqui se desejar agendar um) que esteja à sua espera quando chegar ao aeroporto, tanto melhor.

Se preferir o trem, em detrimento de outras opções, existe um que faz o trajeto entre o aeroporto e a estação Termini na cidade. Existem dois trens por hora, em ambas as direções, desde as 6:00 até às 23:00. Os bilhetes custam cerca de 11 euros e pode comprar os mesmos em máquinas perto da entrada, num balcão existente para o efeito no terminal ou até na Internet.

Aeroporto Ciampino

Este aeroporto é significativamente mais pequeno do que o Fiumicino e, além disso, tem também menos serviços disponíveis aos passageiros. É o ponto de paragem de quem voa em companhias low cost e o aeroporto fica localizado a cerca de 16 quilómetros da cidade.

Tal como no aeroporto supracitado, a melhor forma de transporte ou, pelo menos, a mais fácil e cómoda, é de táxi. Existe também uma tarifa fixa, em ambas as direções, que se situa nos 30 euros, incluindo bagagem para um máximo de quatro pessoas, e o transporte até ao centro da cidade. Se preferir esta opção, pode encontrar táxis mesmo à saída do terminal.

Existe também uma carrinha (clique no link acima) que você pode reservar online para lhe fazer o transporte até ao centro, que lhe custa 25 euros pela primeira pessoa, mais 5 euros por cada pessoa adicional.

Além destas opções, existe também um sistema de transportes por autocarro, o Terravision, que lhe oferece a tarifa mais baixa até à cidade, isto é, por 4 euros. A sua única paragem é a estação Termini, pelo que se o seu local de alojamento é perto da estação ou não tiver muita bagagem, esta é uma opção de transporte barata.

Portanto, no que concerne a qual é o melhor aeroporto de Roma, depende do que você precisar ou preferir. O Fiumicino tem mais serviços ao seu dispor, incluindo o transporte por trens, mas fica mais longe, pelo que, se preferir ser transportado por táxi posteriormente, sair-lhe-á mais caro. O Ciampino tem o inconveniente de ser mais pequeno e não ter uma estação de trens no próprio aeroporto, contudo, como é mais perto, a tarifa de táxi é também mais reduzida, e pode também escolher o autocarro ou shuttle, tal como no aeroporto internacional de Roma.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *