Qual a moeda de Cracóvia na Polónia?

Tem dúvidas sobre qual é a moeda de Cracóvia, na Polónia? É perfeitamente natural surgirem dúvidas, uma vez que o país não é um membro do sistema monetário do Euro e, por isso, a moeda oficial de Cracóvia, bem como de todo o país é o zloty.

O zloty (PNL) corresponde a 100 groszy. Em termos de moedas em circulação podemos distinguir as PNL, no valor de 1, 2 e 5, e ainda as moedas de valor mais baixo (groszy), de 1, 2, 5, 10, 20 e 50. No que concerne às notas em circulação na Polónia, são 5. Existem, portanto, notas de 10, 20, 50, 100 e 200.

Para estar familiarizado com tudo o que precisa de saber sobre o uso de dinheiro durante a sua estadia em Cracóvia, preparamos um artigo que lhe explica como funciona o zloty e como pode efetuar pagamentos.

Qual a moeda de Cracóvia na Polónia

A moeda de Cracóvia – Como levantar dinheiro e fazer pagamentos na cidade

Câmbio monetário em Cracóvia

Você pode trocar dinheiro praticamente em qualquer sítio da Polónia e, naturalmente, Cracóvia, não é exceção. Você pode usar uma máquina ATM ou visitar um banco, um balcão especializado na cidade ou, ainda, no balcão do hotel.

Qualquer uma das maiores moedas pode ser trocada por dinheiro polaco no banco ou em balcões especializados (identificados pelo nome de Kantor). Normalmente, apenas os maiores hotéis permitem a troca de dinheiro nos seus balcões. As transações nos kantors não podem ser revertidas.

Os bancos nas grandes cidades, normalmente, estão abertos das 9h até às 16h, em dias de semana, e até às 13h nos sábados. Nas cidades mais pequenas, o horário de funcionamento poderá ser mais reduzido.

Leia Mais >  Quem Teve AVC Pode Viajar de Avião?

Os kantors, geralmente, estão abertos das 9h até às 17h em dias de semana, e até às 14h aos sábados. Em grandes centros turísticos, podem existir serviços abertos durante 24 horas, como em aeroportos ou estações de comboio.

Levantamentos de dinheiro em Cracóvia

Para levantar dinheiro em Cracóvia, normalmente, existem duas opções ao seu dispor. A primeira opção são os bancos, que permitem trocar dinheiro ou fazer transferências, mas, partindo do pressuposto que você como turista não tem conta num banco polaco para levantar dinheiro, nem dinheiro ou cheque para trocar, então, a opção que tem ao seu dispor para levantar dinheiro é o ATM.

Em Cracóvia, tal como no resto da Polónia, é possível encontrar facilmente ATMs, que operam durante 24 horas por dia. Esta é uma opção mais fácil do que recorrer a bancos. Normalmente, estas máquinas para levantar dinheiro podem ser encontradas perto de locais como bancos, estações de comboio, aeroportos, supermercados, centros da cidade e locais turísticos populares.

Pagamentos em Cracóvia

Se não quiser usar moeda para efetuar os seus pagamentos, poderá optar por utilizar o seu cartão de crédito. Tanto em Cracóvia, como na restante Polónia, o cartão de crédito é amplamente aceite, o que inclui naturalmente as atrações turísticas.

Na prática, é possível efetuar pagamentos com cartão de crédito em Cracóvia em virtualmente todos os locais. Mesmo assim, supermercados e lojas são locais comuns para se efetuar pagamentos com cartão de crédito.

Em termos de cartões aceites, os mais usados são o Europay International, MasterCard International, Visa International e American Express. Os cartões eletrónicos (Maestro, Visa Electron) apenas podem ser utilizados em máquinas de levantamento de dinheiro e em pontos de venda equipados com dispositivos para o efeito.

Leia Mais >  Quem Teve Trombose Pode Viajar de Avião?
« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *