Posso Viajar de Avião Estando Grávida?

Posso viajar de avião estando grávida? A questão é recorrente e, em simultâneo, pertinente. A indústria de aviação facilitou e muito a vida das pessoas, e hoje em dia é possível viajar para países ou até mesmo continentes em aviões.

No entanto existem alguns casos especiais que podem dificultar a viagem de uma pessoa se ela não souber o que fazer. Um desses casos especiais é a questão de gravidez. Uma pessoa pode viajar de avião estando grávida? Quais cuidados que devem ser tomados? A pessoa pode viajar desacompanhada? Uma grávida pode fazer longas viagens para fora do país ou para outro continente? Tudo isso será respondido neste artigo, para começar vamos direto para a principal questão…

Posso Viajar de Avião Estando Grávida

Posso Viajar de Avião Estando Grávida?

A resposta curta é sim, mas existem algum poréns a serem adicionados.

Em primeiro lugar, viajar de avião com até 27 semanas de gestação não oferece qualquer risco. Mas caso você tenha pressão alta, diabetes, já sofreu com sangramento vaginal ou já passou por um parto prematuro, é necessário consultar o seu obstetra antes da viagem. Isso por pura precaução, uma vez que a companhia aérea não obrigará você a fazer isso.

Após 27 até 36 semanas de gravidez, existe a possibilidade de você enfrentar algumas restrições, dependendo da companhia aérea. Isso pelo risco de um parto prematuro.

Posso Viajar de avião no final da gravidez?

Sim, você pode, mas a partir de 36 semanas a viagem de avião só será possível com a presença do médico da paciente, acompanhando a mesma durante a viajem.

Existem outras restrições que preciso conhecer?

Sim, mulheres na gravidez não podem viajar em aviões muito pequenos sem cabines pressurizadas.

O que mais preciso levar em conta?

É necessário ter bom senso, mesmo com a permissão do médico, pergunte a si mesma como você acha que irá se comportar durante o voo? É um voo longo? Costuma se sentir mal com facilidade?

No geral, o melhor é evitar fazer viagens de avião.

Decidi viajar de avião estando grávida, o que preciso fazer?

Durante o voo, beba bastante água e se levante para andar um pouca a cada uma hora, uma hora e meia.

Use meias elásticas para ajudar na sua circulação e reduzir o inchaço das suas veias durante o voo, dessa forma você estará evitando o risco de trombose e varizes.

Conclusão

Viajar de avião estando grávida é possível mas você deve ficar atenta às restrições existentes. Evite a viagem se possível. Caso opte por viajar, contate o seu obstetra e explique para ele toda a situação, fale sobre a duração do voo, peça dicas sobre o que fazer e comer na viagem, etc.

Além disso, explique a situação para a companhia aérea antes de realizar o voo. A gravidez deixará você em um estado delicado e as aeromoças certamente terão um cuidado mais especial com você, se souberem que você está grávida.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *