Pessoa com Hidrocefalia Pode Viajar de Avião?

A hidrocefalia é um problema de saúde que tem tratamento, contudo, mesmo assim, esta condição requer que se tenha alguns cuidados. Por isso, é com naturalidade que surgem algumas dúvidas, em particular, se uma pessoa com hidrocefalia pode viajar de avião.

Em circunstâncias normais, se já recebeu tratamento para a sua hidrocefalia e colocou um shunt, não deverão haver problemas de maior e poderá viajar de avião, desde que tenha uma atitude proativa. Isto é, tomando algumas medidas de precaução.

De qualquer modo, há que ter a certeza se pode viajar ou não, de forma a evitar potenciais problemas adicionais para a sua saúde.

Pessoa com hidrocefalia pode viajar de avião

Então, como saber se pessoa com hidrocefalia pode viajar de  avião?

Bem, se tem dúvidas sobre esta questão, saiba que o melhor profissional a quem recorrer para saber se você ou outra pessoa com hidrocefalia pode viajar de avião é indubitavelmente um neurocirurgião. Nesse sentido, consulte sempre o mesmo, até porque você (ou a pessoa em questão) pode ter problemas de saúde específicos que afetem os seus planos de viagem.

Ao contrário dos gases, os líquidos não se expandem ou contraem de forma significativa com variações na pressão atmosférica. Por isso, não se deve associar quaisquer alterações na altitude  a alterações no fluxo do fluido através do shunt. Na verdade, não se devem aplicar limitações às pessoas que usam shunt para controlar os sintomas da hidrocefalia.

Mesmo assim, voar para longe requer algum planeamento, como, por exemplo, certificar-se que tem toda a documentação médica necessária, verificar com algum tempo de antecedência se existem profissionais que o possam atender no seu destino e, claro, subscrever um seguro de viagem adequado caso necessite de assistência e, em último caso, ser repatriado.

Apesar da informação supracitada ser válida, esta, no entanto, não substitui aconselhamento médico profissional e especializado. Por isso, se tem dúvidas sobre se pode viajar de avião com hidrocefalia, não deixe de consultar atempadamente o profissional de saúde que o/a segue.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *