O que Fazer na Ilha de Santa Maria

No grupo oriental, nos Açores, para além da ilha de São Miguel, encontramos também Santa Maria, a ilha que fica mais a sul do arquipélago. Como não recebe a afluência de turistas como a ilha vizinha, muitas pessoas não estão familiarizadas com o que fazer na ilha de Santa Maria, mas a realidade é que a ilha tem muito para oferecer a quem a visita.

Esta foi, na realidade a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta, por volta de 1427, pelo Diogo de Silves, um navegador português, tendo sido curiosamente visitada, décadas mais tarde, em 1493, por Cristovão Colombo, no regresso da sua primeira viagem à América.

A ilha distingue-se das demais por ter um clima mais seco e quente, fazendo com que, por exemplo, não tenho os prados verdejantes que são apanágio de São Miguel, mas sim uma vegetação cuja tonalidade é mais amarela. Por estas razões, Santa Maria é um destino de eleição para quem gosta de praia e procura a melhor estância balnear do arquipélago.

O que fazer na ilha de santa maria
Praia da baía de São Lourenço

A ilha é relativamente pequena, tendo uma superfície de 97,4 km2 e uma população fixa entre as 5000 e as 6000 pessoas, contudo, apesar da sua dimensão, tem bastante para oferecer aos turistas que a visitam.

O que fazer na ilha de Santa Maria?

Se não está identificado com o que fazer em Santa Maria, saiba que, tal como sucede nas outras ilhas, a ilha mais pequena do grupo oriental tem também uma leque abrangente de atividades passíveis de lhe agradar. Vejamos abaixo algumas das atividades mais populares:

  • Canoagem e caiaque
  • Geoturismo
  • Mergulho
  • Observação de aves
  • Parapente
  • Passeios Pedestres
  • Pesca desportiva
  • Surf e bodyboard
  • Vela

Se preferir, pode sempre optar simplesmente passear pela ilha, uma vez que existem diversos locais passíveis de serem visitados.

O que visitar em Santa Maria?

Então, se atividades não for propriamente o que procura, existem alternativas que decerto poderão agradar-lhe, que passam invariavelmente pela sua visita aos locais mais emblemáticos da ilha, bem como a sua comparência nos eventos mais importantes. Veja as nossas dicas sobre o que visitar em Santa Maria:

Baía de São Lourenço – É uma das melhores paisagens oferecidas pela ilha, parecida a uma cratera vulcânica, sendo rodeada pelas tradicionais vinhas cultivadas.

Barreiro da Faneca – Trata-se de um local em Santa Maria que nos proporciona uma paisagem distinta e invulgar no âmbito do arquipélago, quase como um deserto árido e argiloso de cor avermelhada.

Ermida Nossa Senhora dos Anjos – No seu regresso da América, Cristovão Colombo mandou rezar uma missa nesta capela, pelo que esta deve ser parte integrante de qualquer roteiro em Santa Maria.

Monumento comemorativo dos 500 anos da passagem de Cristóvão Colombo pela ilha de Santa Maria.
Monumento comemorativo dos 500 anos da passagem de Cristóvão Colombo pela ilha de Santa Maria.

Festas – As festas são uma parte integrante do modo de vida dos açorianos e, naturalmente, a ilha de Santa Maria e os seus habitantes não são exceção. Por isso, ao longo do ano, existem várias festas, mas com especial ênfase no verão, como o Festival da Maré de Agosto, as Festas da Nossa Senhora da Assunção ou a Festa das Vindimas.

Praia Formosa – Uma das melhores praias dos Açores e a única com areia branca. É um ponto de paragem obrigatório para todos os turistas que querem dar um mergulho no mar durante a sua visita à ilha, mas também serve para a realização de diversos desportos aquáticos.

Restaurantes locais – Qualquer visita aos Açores deve englobar invariavelmente uma visita aos restaurantes locais e o mesmo sucede em Santa Maria, para poder saborear a gastronomia típica da ilha. Esta tem algumas especialidades, desde o caldo de nabos e a alheira, até às tigeladas e biscoitos de orelha, não descurando, fruto da tradição vinícola da ilha, as aguardentes e licores típicos que decerto aquecer-lhe-ão a alma.

Mas estas são somente algumas das sugestões dos locais que pode visitar, podendo ainda visitar a Casa dos Fósseis, a qual tem a maior jazida de fósseis em céu aberto do Atlântico Norte, a Pedreira do Campo, a Ribeira de Maloás, entre outros.

« Voltar para a Página Inicial