O que Fazer em Potsdam – Top 10 Atrações Turísticas

Quer saber o que fazer em Potsdam na Alemanha? Apesar da proximidade para com a capital alemã, Potsdam é uma das cidades mais procuradas pelos turistas no território germânico, principalmente desde que o vasto conjunto dos seus belos parques e palácios passaram a fazer parte da acrimónia Cultural da Humanidade pela Unesco.

Contudo, a importância da cidade remonta ao tempo em que era a residência oficial dos reis da Prússia, que contribuíram para que Potsdam se tornasse numa das principais pérolas do rococó a nível mundial. Se planeia uma viagem a Potsdam, então terá muito para ver.  Se desejar, poderá fazer aqui a reserva do seu alojamento na cidade. Em baixo, escolhermos 10 sugestões que não deverá perder.

Descubra o que fazer em Potsdam

1. SANSSOUCI

Sanssouci

O parque de Sanssouci inclui um conjunto basto de jardins, edifícios e obras de arte, que fazem deste a principal atração de Potsdam. É o mais antigo dos parques da cidade, cuja construção remonta ao final do século XVIII, e é um excelente exemplo do estilo rococó. O obelisco junto à entrada garante que não passa despercebido; depois, já no interior, não pode deixar de visitar a galeria de arte que conta com trabalhos de grandes mestres, como Rubens, Caravaggio ou Van Dyck, assim como a Grande Fonte, bem no centro do parque, com a sua representação dos quatro elementos e de outras tantas divindades mitológicas.

2. PALÁCIO SANSSOUCI

Palácio Sanssouci

O legado rococó da cidade de Potsdam deve-se sobretudo aos sonhos megalómanos de Frederico, o Grande. Foi a partir dos seus esboços que foi construído, no ano de 1745, o palácio Sanssouci, um dos melhores exemplos deste estilo arquitetónico. O jardim exterior, os sumptuosos interiores de mármore, as colunas corintías, a biblioteca ou a sala Voltaire protagonizam um roteiro de cortar a respiração.

3. A ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL

Câmara Municipal de Potsdam

O edifício da antiga câmara municipal, situado na parte velha de Potsdam, é atualmente um centro cultural para atividades e eventos, mas é também um excelente exemplo arquitetónico do estilo barroco. Foi construído em 1753 e a sua fachada de colunas coríntias e a estátua de Atlas carregando o globo terrestre nas costas fazem deste um cartão de visita por excelência da cidade. O edifício foi reconstruído após os bombardeamentos na Segunda Guerra Mundial, altura em que se transformou num equipamento cultural.

4. FRIEDENSKIRSCHE

Igreja da Paz em Potsdam

A Friedenskirsche, ou em português, a igreja da Paz, é uma igreja protestante construída em 1844, que pretende emular a basílica de São Clemente, em Roma. O seu ex-libris são os mosaicos da igreja de São Cipriano, datados do século XII, que foram adquiridos e instalados aqui. No interior, pode ainda visitar o mausoléu do Keiser friedrich.

5. RUSSISCHE KOLONIE ALEXANDROWKA

RUSSISCHE KOLONIE ALEXANDROWKA

As casas construídas no pequeno e pitoresco bairro de Alexandrowka são um dos pontos turísticos de Potsdam. Estas casas foram erguidas com o objetivo de demonstrar a amizade que existia entre o líder alemão, Frederick William III, e o czar Alexander, da Rússia. Baseadas em modelos arquitetónicos russos, as casas foram construídas de acordo com um plano urbanístico em forma da cruz de Santo André. Aqui encontra ainda o cemitério judeu e a igreja ortodoxa russa, Alexander Nevsky.

6. BABELSBERG

O que fazer em Potsdam

Babelsberg é o maior bairro de Potsdam e tornou-se famoso no início da história do cinema, por ser o berço dos estúdios cinematográficos UFA. Pelo pitoresco bairro encontra-se o Parque Babelsberg, um dos maiores da cidade, o palácio neogótico Schloss Babelsberg e, claro, a igreja de Weberplatz, uma das mais requisitadas da cidade.

7. MUSEU DO CINEMA DE POTSDAM

Museu do Cinema de Potsdam

Já aqui falámos que Potsdam foi a casa dos estúdios cinematográficos UFA, que tiveram um papel fundamental nos primórdios da história da sétima arte. Por isso, não é de estranhar que o Museu do Cinema de Potsdam seja um dos principais núcleos museológicos da cidade, obrigatório para todos os fãs de cinema, de arte e demais curiosos. São várias as exibições temporárias que passam pelo museu anualmente, além de contar com vária informação sobre os estúdios sediados em Babelsberg.

8. CASA CHINESA

Casa chinesa em Potsdam

Falámos acima do Parque de Sanssouci, mas deixámos para o final a elegante Casa Chinesa. Apesar de ser um pavilhão de jardim, a Casa Chinesa é bem mais do que isso, devido à sua decoração elegante e sumptuosa. Foi construída por Frederick, o Grande, em 1763, e incorpora vários elementos asiáticos no estilo rococó, o que resulta numa composição única.

9. HOLLANDISCHES VIERTEL

Bairro holandês em Potsdam

Holländisches Viertel quer dizer Bairro Holandês e, como o nome indica, foi um quarteirão construído também no século XVIII por construtores holandeses. É o maior conjunto de construções tipicamente holandesas existente fora da Holanda, com as suas casas de tijolo à vista, janelas verticais e guardas brancas. Além de um passeio pelo pitoresco bairro, deve também parar no museu dedicado ao arquiteto responsável por esta demanda, Johann Boumann.

10. NIKOLAIKIRCHE

Nikolaikirche

A Nikolaikirche, a igreja dedicada a São Nicolau, é um dos templos de estilo neoclássicos da cidade de Potsdam, construída já no século XIX. A sua abóbada imponente, com mais de 70 metros de raio, é o seu principal cartão de visita, tendo sido reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Numa cidade conhecida pelas suas construções de estilo rococó, a Nikolaikirche é uma das boas exceções à regra. E bem à sua frente ergue-se um obelisco que já se tornou num dos pontos mais fotografados da cidade de Potsdam.

Aqui tem, então, as principais atrações turísticas de Potsdam. E, você, tem mais alguma sugestão sobre o que fazer em Potsdam? Não deixe de partilhar a sua opinião com os restantes leitores deste artigo.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *