O que Fazer em Inverness – Top 10 Atrações Turísticas

Gostaria de saber o que fazer em Inverness? A Escócia é conhecida pelas suas montanhas, as suas paisagens naturais, os seus castelos e, claro, as suas lendas e histórias. E Inverness é a principal cidade que combina todas estas experiências numa só visita. Capital das Highlands, ou seja, das Terras Altas, Inverness é uma pequena e tranquila cidade, mas uma das que oferece melhores condições de vida no país. Se está a pensar visitar a Escócia, então, não pode perder a chance de ir até esta cidade e explorar este destino único em todo o Reino Unido.

Para planear atempadamente a sua viagem, aproveite para conhecer aqui todas as soluções de hospedagem na cidade e, ainda, se desejar, para fazer um seguro de viagem, de modo a estar preparado para qualquer eventualidade e poder, finalmente, relaxar. Para o ajudarmos a tirar o máximo partido das suas férias, apontámos as 10 melhores atrações turísticas de Inverness.

Descubra o que fazer em Inverness

1. LAGO NESS

Lago Ness na Escócia

Ir a Inverness e não visitar o Lago Ness é como ir a Roma e não ver o Papa. É que o Lago Ness não só é a principal atração turística das Highlands como é um símbolo da própria Escócia. Tudo devido ao monstro do lago, carinhosamente conhecido como Nessie, cujos avistamentos são famosos, mas nunca foram provados. Centenas de curiosos visitam o lago anualmente na esperança de ver a gigante criatura marítima, mas mesmo sem o ver a visita ao Lago Ness vale bem a pena. É certo que toda a zona das terras altas, devido à sua geografia irregular, está cheia de vales e pequenos vales verdadeiramente incríveis, mas o Lago Ness alia a beleza natural à curiosidade do monstro. A zona é extremamente fria e a visibilidade do lago quase nula, devido ao elevado número de turfas negras, por isso, um mergulho não é recomendado; mas percorrer a zona, com o seu nevoeiro quase constante e a paisagem verdejante ininterrupta é absolutamente mágico.

2. CASTELO DE INVERNESS

Castelo de Inverness
By dave conner from Inverness, Scotland – Inverness Castle and River Ness Inverness Scotland, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11454144

É certo que toda a Escócia é conhecida pelos seus inúmeros castelos, mas o de Inverness é particularmente interessante. É que este é o único que não segue a tradicional arquitetura militar medieval, sendo antes um edifício de tijolos cor-de-rosa, que lhe dá um aspeto de edifício industrial único. Isso deve-se ao facto de ter sido construído no século XIX, depois do anterior ter sido arrasado no século XI por Malcolm Canmore. Infelizmente, o Castelo de Inverness não pode ser visitado por dentro, pois é um edifício administrativo, mas mesmo por fora a sua visita é obrigatória.

3. AS HIGHLANDS

Highlands, Escócia

A paisagem escocesa é, provavelmente, uma das mais reconhecidas do mundo. Isso deve-se à sua personalidade única, mas também ao facto de fazer parte da nossa memória coletiva, graças a Hollywood e a filmes como “Braveheart”. Território de geografia irregular, a paisagem é marcada por montanhas, vales e lagos imensos, enquadrados pelo verde e pelo nevoeiro constante, que o tornam no cenário perfeito para as lendas e tradições escocesas. Um dia não é suficiente para visitar estas terras altas, mas ir até ao Mar do Norte e às falésias de West Ross é o destino obrigatório para quem visita a zona pela primeira vez.

4. PARQUE NACIONAL DE GLENMORE

Parque Nacional de Glenmore na Escócia

O Parque Nacional de Glenmore junta todas as características que fazem das Highlands escocesas uma paisagem única e maravilhosa. Lagos congelados, paisagem verdejante, bruma constante e até bandos de renas selvagens, que foram trazidas por um emigrante norueguês, que viu neste clima e geografia semelhanças com a sua Noruega natal.

5. PONTE DA RUA GREIG

Ponte da Rua Greig em Inverness na Escócia

Se o Castelo de Inverness marca a paisagem da cidade, a ponte da rua Greig é um dos locais favoritos dos turistas para fotografias na cidade. Construída em 1881, com um estilo arquitetónico semelhante à ponte Infirmary, a ponte suspensa da rua Creig cruza o Rio Ness e permite observar a cidade, relaxar e tirar fotos.

6. MERCADO VICTORIANO

Mercado Victoriano de Inverness
diego_cue [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

O Mercado Victoriano de Inverness é provavelmente o melhor local para auscultar e sentir a atmosfera e o ritmo vibrante da cidade. As cores e os cheiros dos produtos frescos à venda nas bancas, o movimento das pessoas de um lado para o outro e o estilo arquitetónico do mercado fazem deste um local obrigatório a visitar para quem vem a Inverness. O mercado foi construído em 1870, mas duas décadas depois teve de ser reconstruído após ter sido arrasado por um terrível incêndio. Além disso, o mercado é ainda o local ideal para comprar algumas recordações para oferecer aos seus amigos e familiares, já que existem várias lojas turísticas no seu interior.

7. CATEDRAL DE INVERNESS

Catedral de Inverness
By dave conner – originally posted to Flickr as St Andrews Cathedral Inverness Scotland from Bishops road, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10858387

A Catedral de Inverness, ou melhor, a Catedral de St. Andrew, é o mais importante templo religioso da cidade. Aliás, esta é a catedral mais a norte de todo o território do Reino Unido e foi a primeira a ser construída no território após a grande Reforma Religiosa britânica. Foi construída em 1869 e é a casa oficial do Bispo de Moray, Ross e Caithness desde então. A catedral é ainda um exemplo da arquitetura local, já que foi erguida com pedra de Inverness e desenhada e projetada pelo arquiteto da cidade, Alexander Ross.

8. MUSEU E GALERIA DE ARTE DE INVERNESS

Museu e Galeria de Arte de Inverness
By John Allan, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36057565

Se as suas férias são também culturais, então não poderá deixar de visitar o Museu e Galeria de Arte de Inverness, o principal equipamento museológico da cidade. Situado no coração da cidade, o estilo arquitetónico modernista do museu contrasta com o do Castelo de Inverness. Apesar de ter sido construído no século XIX, tem sofrido várias remodelações, sendo a última datada de 2007. No interior, pode-se visitar a história e a cultura das terras altas escocesas em geral e de Inverness em particular.

9. SHIP SPACE

Museu Ship Space em Inverness
By ShipSpace – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37964735

O Ship Space é outra opção bastante interessante para um périplo cultural pela cidade de Inverness. Situado na baía de Muirtown, ao longo do Canal Caleidonian, o Ship Space é um museu marítimo interativo, cuja principal atração é uma réplica do Titanic à escala 1 por 10. Além de várias exposições relativas ao famoso barco afundado, o Ship Space oferece ainda outras atrações marítimas, como o Guiding Star, o último barco de pesca construído nos estaleiros de Inverness.

10. JARDIM BOTÂNICO

Jardim Botânico de Inverness

O Jardim Botânico de Inverness é um autêntico oásis no meio das Highlands escocesas. O ambiente floral tranquilo e controlado, um lago tropical ou um jardim de catos são algumas das principais atrações deste jardim, inaugurado em 1993 pelo príncipe Eduardo. No interior existe ainda um café, que permite passar algum tempo de qualidade na cidade de Inverness.

Empolgado com os principais pontos turísticos de Inverness? Então, comece já a planear a sua viagem à Escócia e, se tiver alguma sugestão adicional sobre o que fazer em Inverness, não deixe de a partilhar connosco.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *