Kosciól Mariacki – A Basílica de Santa Maria em Cracóvia

Situada no canto a leste da praça principal do mercado em Cracóvia, a Basílica de Santa Maria, conhecida localmente por Kosciól Mariacki, é uma igreja de estilo gótico, que foi inicialmente construída no século XIII. Acabaria por ser destruída pelos tártaros e, posteriormente, reconstruída no século XIV.

A basílica é constituída por duas torres, de estilos diferentes, bem como de diferentes alturas. Mas o grande destaque da basílica é, sem dúvida, um retábulo de madeira encontrado na parede, perto da entrada do visitante. Este consiste em uma série de painéis que retratam cenas bíblicas, tais como a ascensão de Jesus.

Kosciól Mariacki – A Basílica de Santa Maria em Cracóvia
Ao fundo, podemos ver a entrada da basílica a partir da praça principal de Cracóvia.

Como visitar Kosciól Mariacki – A Basílica de Santa Maria em Cracóvia

Muitas pessoas que já visitaram a basílica sugerem que planeie a sua visita à mesma em torno da passagem da hora. Isto porque, nestas alturas, normalmente, um trompetista toca no seu instrumento um hino tradicional polaco, com afinidades à cidade, a partir da torre mais alta da basílica. Para os mais madrugadores, chegar na abertura da basílica também é interessante, pois podem assistir às freiras que descobrem o bonito altar da igreja.

Tenha em linha de conta que as entradas apenas são gratuitas para os devotos, caso contrário, você terá de pagar para poder explorar a basílica. Para entrar na mesma são cerca de 10 zlotys (aproximadamente 3 dólares), enquanto que subir a torre custa 15 zlotys adicionais (cerca de 4 dólares). Caso queira aproveitar para tirar algumas fotos do interior da basílica, também terá de pagar mais 5 zlotys (algo como 1.50 dólar).

A Basílica de Santa Maria em Cracóvia está aberta aos turistas das 11h30 até às 18h, de segunda a sábado, e das 14h às 18h aos domingos. A missa, que é gratuita para quem quiser assistir, é realizada todos os domingos de manhã.

Quem desejar visitar a basílica, poderá também aproveitar para desfrutar da praça onde a mesma está localizada e visitar as diversas lojas e restaurantes que a circundam. Os bilhetes para tirar fotos no interior ou para explorar a propriedade são vendidos numa loja do outro lado da rua.

Caso não esteja hospedado perto da praça principal, pode apanhar um táxi ou um tram. São vários os que o podem levar a uma paragem na Cidade Velha, nomeadamente: 1, 4, 6, 8, 13, 14, 18, 20, 24 e 72.

Se vai viajar para a cidade, não deixe de ver as nossas dicas sobre Cracóvia.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *