Dicas para Evitar o Enjoo em Viagem

A movimento de um avião pode causar náuseas, vómitos, suores, bem como tonturas em pessoas que são bastante sensíveis ao movimento. Este problema ocorre devido a um conflito entre o que você vê e o que o sistema de equilíbrio no seu ouvido interno sente. Como uma viagem de avião normalmente envolve movimento, quer horizontal, quer vertical, o seu cérebro recebe mensagens contraditórias, que eventualmente resultam nos sintomas de enjoo em viagem. Apesar deste tipo de enjoo não poder ser curado, existem várias dicas para evitar o enjoo em viagem que decerto poder-lhe-ão ajudar a controlar e amenizar o problema.

8 dicas para evitar o enjoo em viagem

Escolha um assento perto da janela

Se escolher um acento perto da janela, você pode minimizar a sensação de movimento quando o avião está em pleno ar. Os sintomas do enjoo em viagem são mais recorrentes em áreas do avião nos quais você sente mais movimento. Olhar para o horizonte pode também combater sintomas como as náuseas e tonturas.

Dicas para Evitar o Enjoo em Viagem
Um assento perto da janela pode ser útil para combater o enjoo em viagem.

Opte por um avião de maiores dimensões

Pode ser útil saber de antemão o tamanho do avião antes do voo. Num pequeno avião, o passageiro nota mais o movimento e turbulência, ao passo que, em aviões maiores, estes normalmente estão equipados com estabilizadores que ajudam a reduzir a sensação excessiva de movimento, que pode causar o enjoo em viagem.

Escolha refeições leves

Coma uma refeição leve antes de entrar no avião, em detrimento de uma refeição pesada, que lhe pode fazer sentir pior, caso ocorra um episódio de enjoo em viagem. Se a companhia aérea oferecer uma refeição a bordo, prefira alimentos leves, que não sejam gordurosos nem picantes.

Integre bolachas e pastilhas elásticas na sua mala de mão

Integrar bolachas, bem como pastilhas elásticas, na sua mala de mão, pode ser bastante útil se começar a sentir-se indisposto/a, uma vez que podem acalmar o seu estômago, bem como a sensação de enjoo.

Tome remédios para o enjoo em viagem

Tomar remédios para o enjoo em viagem que não necessitam de receita médica pode ser uma medida de prevenção acertada caso experiencie de forma regular episódios relacionados com o enjoo. Estes remédios, como comprimidos, devem ser tomados antes do voo, e são bastante eficazes em voos de longo curso.

Mantenha-se hidratado

Beber água ou sumos é uma forma de se manter devidamente hidratado durante o voo.  A humidade no avião, normalmente, é de menos de 20%. Além disso, a par de ingerir estes líquidos, deve evitar beber bebidas com cafeína, uma vez que podem fomentar a perda rápida de fluidos do corpo. Naturalmente, deve também evitar tomar quaisquer bebidas alcoólicas, quer no voo, quer nas 24 horas antes do mesmo, uma vez que podem exacerbar as tonturas.

Não mova a cabeça

Manter a cabeça no encosto do seu banco pode ser uma ótima forma de combater o enjoo de movimento, uma vez que o movimento da cabeça pode agravar significativamente os sintomas.

Ligue o ar condicionado

Os sintomas do enjoo no avião podem piorar quando você se sente demasiado quente. Nesse sentido, sempre que se justificar, ligue o ar condicionado sob o seu banco e mantenha-o ligado durante a viagem.

As dicas para evitar o enjoo em viagem que veiculamos acima decerto que poder-lhe-ão ajudar a controlar os sintomas deste problema, para que possa ter uma viagem com maior conforto.

« Voltar para a Página Inicial