Dicas de Viagem para os Açores – Descubra as 9 ilhas

Com a liberalização do espaço aéreo nos Açores ficou ainda mais fácil chegar ao arquipélago. Apesar da beleza e popularidade desta região autónoma, essencialmente no âmbito do turismo natural e sustentável, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com a mesma. Se for o seu caso, neste artigo poderá ver várias dicas de viagem para os Açores, para que possa preparar a sua viagem atempadamente e preparar-se para descobrir estas 9 bonitas ilhas açorianas.

Se procura razões para visitar o arquipélago, saiba que trata-se de um dos melhores destinos de turismo de natureza do mundo. Na realidade, os Açores são considerados um santuário ao nível da biodiversidade e geodiversidade, podendo encontrar nas ilhas diversos pontos turísticos que merecem ser visitados. Além disso, não é demais lembrar que existem diversas atividades que pode realizar, independentemente de estar a viajar sozinho ou em grupo. Curioso em saber mais? Então, não percas as dicas de viagem para os Açores que criamos para você.

Dicas de viagem para os Açores
As caminhadas por deslumbrantes trilhos são uma das vantagens de visitar estas ilhas.

Dicas de Viagem para os Açores

Então, se está a ponderar ter as suas próximas férias neste maravilhoso arquipélago, preparamos para si um conjunto de dicas de viagem para os Açores, com perguntas e respostas, que decerto responder-lhe-ão a todas e quaisquer potenciais dúvidas que possa ter. Vejamos abaixo.

Onde fica os Açores?

Estas ilhas de origem vulcânica ficam localizadas entre 37º e 47º de latitude norte e 25º a 31º de longitude oeste, no oceano Atlântico, sendo que a ilha das Flores marca a fronteira oeste do continente europeu.

As ilhas ficam a uma distância de cerca de 1 815 km do continente europeu ou, se preferirmos designar de outra forma, de Portugal continental, bem como a cerca de 2 625 km do continente norte-americano.

Quantas ilhas têm os Açores?

Se ainda não sabe ao certo quantas ilhas têm os Açores, saiba que o arquipélago é composto por 9 ilhas, as quais estão englobadas em 3 grupos diferentes. Assim sendo, temos:

  • Grupo Oriental – grupo onde encontramos a ilha de São Miguel, a maior ilha dos Açores, bem como a ilha de Santa Maria.
  • Grupo Central – este grupo integra cinco ilhas, nomeadamente a ilha do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge.
  • Grupo Ocidental – neste grupo, encontramos a ilha das Flores, a par da ilha mais pequena dos Açores, isto é, a ilha do Corvo.

Como chegar aos Açores?

Se pretende visitar os Açores, terá de fazê-lo por avião. Se encontra-se fora de Portugal, terá de apanhar um avião para o país, antes de apanhar outra ligação para o arquipélago. Por outro lado, se já se encontra em Portugal, poderá apanhar uma ligação para as ilhas em várias companhias aéreas.

Neste momento, existem várias companhias que fazem a ligação entre Lisboa/Ponta Delgada e mesmo Porto/Ponta Delgada, como a Sata Internacional, a TAP, a easyJet, bem como ainda a Ryanair. Se estiver no arquipélago da Madeira, poderá apanhar uma ligação através da Sata Internacional, a qual inclusive faz escalas na ilha da Madeira com proveniência das Canárias.

Como viajar entre as ilhas?

A forma mais fácil de viajar entre ilhas é de avião. A Sata Açores disponibiliza ligações diárias entre as ilhas, aumentando o número no verão, altura em que o fluxo de turistas nas ilhas aumenta significativamente. Por outro lado, se desejar viajar de barco entre ilhas dos Açores, também poderá fazê-lo dependente da época em que visita as ilhas e das ilhas que pretende visitar.

A Atlanticoline, a empresa responsável pelos transportes marítimos entre ilhas de passageiros e viaturas, tem uma operação regular, entre algumas das ilhas do grupo central e ocidental, bem como uma operação sazonal, que assegura estes transportes em todas as ilhas, inclusive no grupo oriental.

Como é o clima nos Açores?

O clima nos Açores é inconstante. De qualquer das formas, as ilhas são caracterizadas por uma temperatura amena ao longo do ano, sem oscilações abruptas entre estações, beneficiando da corrente do golfo.

No cômputo geral, as temperaturas variam entre os 11 e os 27º C, dependendo da altura do ano em que se visita as ilhas. Devido à sua localização no Atlântico, as ilhas são propensas à chuva em qualquer altura do ano, contudo, sem a mesma, os visitantes não poderiam usufruir de toda a flora que é apanágio dos Açores. Vejamos abaixo a temperatura média nos Açores por períodos:

  • Junho a agosto – neste período, pode usufruir de dias quentes, com sol, com temperaturas entre os 15 e os 27 graus. Os níveis de humidade podem ser também intensos nessa altura.
  • Novembro a março – no outono/inverno, pode esperar alguns dicas de sol, mas também bastantes dias cinzentos, com chuva e vento. As temperaturas podem variar entre os 11 e os 17 graus.
  • Abril a maio e setembro a outubro – nesta altura, o tempo vai ficando paulatinamente mais quente, com dicas ensolarados. As temperaturas poderão oscilar entre os 11 e os 24 graus.

Os Açores são um ótimo destino de férias, contudo, como o tempo é um pouco imprevisível, é preciso ter em consideração que não é o melhor destino para praia. Contudo, se tiver outras atividades que gostaria de fazer além da praia, então é decerto um destino ideal para si.

Qual a melhor altura para visitar os Açores?

A melhor altura para umas pessoas pode não o ser necessariamente para outras. Como não existem alterações bruscas de temperatura (demasiado frio ou quente) entre estações, qualquer altura é boa para visitar o arquipélago. Naturalmente, no verão, encontrará temperaturas mais quentes e mais atividades ao seu dispor, bem como a possibilidade de usufruir das várias praias existentes. Contudo, noutras estações, poderá também aproveitar muito do que as ilhas têm para lhe oferecer, beneficiando ainda de tarifas de avião e alojamento mais baixas, e maior facilidade em conseguir um carro de aluguer, algo que tem de fazer com boa antecedência antes de visitar os Açores no verão.

Onde ficar alojado nos Açores?

Se não está familiarizado sobre onde ficar nos Açores, saiba que tem diversas opções de alojamento por onde escolher. Naturalmente, as opções poderão variar de ilha para ilha, contudo, mesmo assim, no arquipélago existem opções como hotéis, residenciais, casas rústicas para alugar, parques de campismo, hostels, bem como ainda pousadas da juventude. Portanto, tem uma oferta abrangente ao seu dispor, bastando escolher a que preferir e, claro, a mais adequada ao seu orçamento. Independentemente da opção, é importante que reserve o seu alojamento com alguma antecedência, pois, no verão, alguns locais chegam a  esgotar.

O que fazer nos Açores?

Não podíamos finalizar este artigo sobre dicas de viagem para os Açores sem falarmos no que pode fazer nestas ilhas. Para além de praia, você tem diversas atividades que pode realizar quando visitar estas ilhas. Entre as atividades mais populares estão os passeios pedestres nos diversos trilhos existentes nas ilhas, a observação de cetáceos e natação com golfinhos, golfe, mergulho, geoturismo, passeios de bicicleta e BTT, canyoning, pesca desportiva, passeios a cavalo, entre tantas outras.

Agora que viu as nossas dicas de viagem para os Açores, reserve já a sua passagem aérea numa das companhias que voam para a região. Decerto terá uma experiência verdadeiramente inesquecível.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *