Dicas de Viagem para Cracóvia na Polónia

Está à procura de dicas de viagem para Cracóvia? Apesar de não ter o apelo turístico das grandes capitais europeias, Cracóvia é uma daquelas cidades que tem de se explorar um pouco para constatarmos tudo o que esta tem para nos oferecer. Na verdade, esta cidade, outrora capital do país (agora é Varsóvia), é um dos melhores destinos da Europa Central.

Assim, se não está propriamente familiarizado com esta cidade, mas está a pensar visitá-la, preparamos para si algumas dicas de viagem para Cracóvia que decerto ajudar-lhe-ão nesse sentido.

Dicas de Viagem para Cracóvia na Polónia
Cracóvia é uma das cidades mais bonitas da Europa Central

Dicas de Viagem para Cracóvia na Polónia

Após termos visto noutro artigo o que fazer em Cracóvia, é importante saber mais algumas dicas de viagem para Cracóvia para nos podermos guiar na cidade e, concomitantemente, sabermos o que nos espera na mesma. Vejamos abaixo.

Costumes

Se você está à vontade com o inglês, decerto não terá qualquer problema em comunicar com as pessoas na cidade, em especial com as gerações mais jovens. Mesmo assim, poderá aprender algumas palavras em polaco, como, por exemplo “dziekuje” (pronuncia-se “jing-ku-yah), ou seja, obrigado. Pode sempre comprar um guia de conversação se pretender desenvolver o seu polaco, embora não seja propriamente uma língua fácil de se aprender.

A Polónia não faz parte dos países da União Europeia que adotaram o Euro, por isso a moeda oficial no país é o zloty. Poderá aceder a um conversor de moedas online, para verificar quanto vale na moeda do país o dinheiro que pretende levar consigo. De qualquer modo, pode sempre levantar dinheiro em qualquer máquina ATM na cidade, uma opção mais em conta do que se deslocar a casas de câmbio. Se tiver cartão de crédito, é também uma forma de pagar as suas compras na cidade, especialmente se tiver em áreas centrais do país.

Existe o costume de deixar gorjetas, pelo que faça por deixar entre 10 a 15% do valor da sua conta de gorjeta.

Entrada no país

Se você vive em Portugal ou noutro país da Europa, não terá de se preocupar com vistos ou passaportes. Todavia, se reside noutro país, é necessário ter passaporte para entrar no país. Normalmente, não são necessários vistos para estadias de menos de 3 meses.

Se precisar de ficar mais tempo na Polónia, deverá entrar em contacto com a embaixada polaca no seu país, de forma a saber como usufruir de um visto de estadia por mais tempo.

Locais a visitar

Para tirar partido do seu tempo na cidade e poder gerir o mesmo da melhor forma, é importante que identifique atempadamente os locais a visitar.

Um local obrigatório é, naturalmente, Rynek Glówny, uma grande praça medieval e o coração da cidade. Quando caminhamos nesta praça não podemos deixar de ficar deslumbrados pela mesma e pelo quão vibrante é o ambiente que a circunda. Nesse sentido, encontramos também diversos restaurantes, cafés, bares e lojas que coabitam em torno da mesma.

Outros locais que devem fazer parte de qualquer itinerário de viagem para Cracóvia incluem, por exemplo, o Castelo Real de Wawel ou os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Onde comer

Embora não seja particularmente conhecida pela sua cozinha, a cena gastronómica em Cracóvia evoluiu significativamente nos últimos anos com o crescimento do turismo na região.

Por isso, a cidade oferece agora um leque abrangente de estabelecimentos de restauração acessíveis, bem como de luxo, sendo que a cidade velha, mesmo no centro da cidade, está recheada de estabelecimentos de ambos os tipos.

O restaurante Ancora, aí localizado, é um dos espaços prediletos de quem visita a cidade, pela sua abordagem moderna à cozinha polaca, a par de uma seleção de vinhos verdadeiramente admirável.

Onde ficar

Cracóvia disponibiliza a quem a visita várias opções de alojamento. Nesse sentido, encontramos inúmeros hotéis na cidade, desde 1 a 5 estrelas, inclusive no centro de Cracóvia. Apesar da localização poder influenciar o custo do alojamento, ficar no centro da cidade poderá melhorar significativamente a sua experiência na mesma (clique aqui para fazer simulações ou efetuar a sua reserva).

Quando visitar

A melhor altura para visitar Cracóvia é entre a primavera e o outono, em especial entre os meses de maio e agosto. Nessa altura, o tempo costuma estar muito agradável, além do verão propiciar mais vida nas ruas, fruto do maior afluxo de turistas na cidade nesta altura.

A temperatura sobe consideravelmente em julho e agosto. No verão, podemos também encontrar muitos festivais na cidade, o que é também ótimo para quem visita a mesma. Quem não se importar com a temperatura, pode naturalmente viajar no inverno, usufruindo da beleza muito característica da cidade nessa altura e, claro, de preços mais acessíveis em hotéis e outras formas de alojamento disponíveis em Cracóvia.

Transportes

Ser ficar hospedado no centro da cidade, a melhor forma de se deslocar é a pé, até porque alugar um carro pode dar mais preocupações do que outra coisa. Contudo, mesmo assim, tem outras opções ao seu dispor, como o táxi, se pretender deslocações rápidas, ou o sistema de transportes públicos, o MPK S.A, uma alternativa menos onerosa. Para ir do aeroporto até à cidade, poderá apanhar um comboio para o efeito, nomeadamente o “Balice Ekspres”. O comboio é também uma opção se pretender viajar para a capital do país, Varsóvia (uma viagem de pouco menos de 3 horas), ou para outros países a partir de Cracóvia, nomeadamente para destinos como Berlim, Budapeste ou Praga.

Entusiasmado com as nossas dicas de viagem para Cracóvia? Então saiba também mais sobre onde ficar em Cracóvia e comece já hoje a planear a sua viagem para essa fantástica cidade polaca.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *