Dicas de Viagem a Montenegro

Procura dicas de viagem a Montenegro? Se vai visitar o Sudeste da Europa, nomeadamente os Balcãs, então não pode deixar de integrar Montenegro no seu itinerário, pois, apesar da sua reduzida dimensão, o país tem muito para oferecer a quem o visita.

Separado da Sérvia desde 2006, Montenegro ainda se encontra a negociar a sua entrada na União Europeia, pelo que essa situação pode despoletar ainda algumas dúvidas em quem pretende visitar o pequeno país. Se for o seu caso, neste artigo procurarmos dar-lhe algumas dicas de viagem para Montenegro, para que se possa familiarizar com tudo o que precisa de saber.

Dicas de viagem a Montenegro
O verão em Montenegro é quente e apelativo.

Dicas de Viagem a Montenegro

A segurança em Montenegro

Montenegro é um país relativamente seguro, contudo, mesmo assim, pode tomar algumas precauções, especialmente em áreas isoladas ou fronteiriças, para salvaguardar a sua segurança, pois existe alguma pequena criminalidade. Por isso, também, as autoridades aconselham que os turistas se registem junto da polícia local num período de 24 horas após a entrada dos mesmos no país.

Se possível, deixe os seus bens de valor, bem como dinheiro no cofre do hotel e prefira estacionar a sua viatura, se a alugar, em parques de estacionamento. Para uma maior segurança, poderá optar por guardar uma cópia do seu passaporte num local diferente, caso venha a perder o mesmo. Poderá marcar no seu telemóvel números de emergência, caso venha a precisar. Assim deverá ligar o 122 para a Polícia, e o 123 para os Bombeiros.

As principais cidades de Montenegro

A cidade capital e, em simultâneo, a cidade mais populosa é Podgorica, onde pode, inclusive, optar por ficar alojado em Montenegro. Contudo, existem outras cidades importantes que poderá também incluir no seu roteiro pelo país. É o caso de Budva e Tivat.

Como é o clima em Montenegro

Em Montenegro, poderá encontrar um clima mediterrânico, sem temperaturas que o impeçam de viajar o país. Mesmo assim, tenha em conta que os verões são quentes e os invernos chuvosos, para levar a roupa mais adequada consigo se for visitar o país.

Como são os transportes em Montenegro

Existem dois aeroportos internacionais em Montenegro, nomeadamente o de Podgorica e de Tivat, caso prefira viajar para o país de avião.

Em termos de transportes rodoviários, a rede rodoviária terrestre é aceitável, devendo tomar especial atenção se conduzir à noite, bem como durante o inverno. Tenha em consideração que se levar carro com matrícula estrangeira terá de pagar portagens também em moeda estrangeira (Dólares ou Euros). Não deixe de consultar a sua carta verde, que a sua seguradora lhe entregou, para aferir se a mesma é válida em Montenegro. No que concerne à taxa de álcool no sangue permitida, esta é de 0,3 gr/l para condutores particulares e de 0,0 gr/l para condutores profissionais. Se, por alguma razão, precisar de um táxi, o número da central é o 19700.

Quanto aos transportes ferroviários, tenha em linha de conta que a rede é velha e, inclusive, lenta. Mesmo assim, se quiser experimentar, existem ligações entre Belgrado e Zagreb, Budapeste, Bucareste, Sófia e Skopje.

Também existem transportes marítimos, mais precisamente entre Montenegro e Itália, sendo os mesmos assegurados diariamente por ferry-boats.

Como são os cuidados de saúde em Montenegro

Em termos de serviços de emergência, bem como de equipamentos, geralmente, são de qualidade mediana. Por isso mesmo, recomenda-se a subscrição de um seguro de saúde. Para se manter devidamente saudável, evite comportamentos de risco e, no seu dia a dia, evite qualquer contacto com aves de capoeira, não coma alimentos crus ou pouco cozidos e lave as suas mãos de uma forma regular. A par disso, prefira beber água engarrafada, evitando assim beber água diretamente da torneira.

Como são as telecomunicações em Montenegro

Durante a sua estadia, poderá usar o seu telemóvel quando necessitar. Isto porque existem operadores de telefonia móvel com a possibilidade de roaming. Se desejar que alguém lhe ligue, é também importante saber qual o indicativo do país, que é o 382.

Documentação necessária para entrar em Montenegro

Já aqui vimos se para visitar Montenegro precisa de visto ou passaporte, contudo, mesmo assim, saiba que, normalmente, as autoridades requerem a quem quer entrar no país que tenha o seu bilhete de identidade, a par de um passaporte válido. No que concerne aos vistos, os cidadãos da União Europeia estão dispensados do mesmo, para estadias com duração inferior a 90 dias. Porém, cidadãos de outros países, como do Brasil, precisam de ter visto para entrar no país.

Quais as línguas que falam em Montenegro

Existem duas línguas oficiais, nomeadamente o Montenegrino, bem como o Sérvio. Como dificilmente os turistas dominarão essas línguas aquando da sua viagem, é importante saber inglês, pelo menos, para abordar os colaborados das entidades hoteleiras, entre e outras.

Qual é a moeda oficial de Montenegro

Apesar de ainda não fazer parte da União Europeia, a moeda oficial de Montenegro é o Euro, pelo que pode efetuar os seus pagamentos nessa moeda. Pode também usar os seus cartões de crédito, se assim entender, sendo que existe uma boa rede ATM, se desejar levantar dinheiro no país durante a sua estadia.

Quanto dinheiro levar para Montenegro

Para que não tenha problemas com os valores que transporta, importa saber quanto pode levar em dinheiro para Montenegro. Assim sendo, tenha em linha de conta que a entrada ou saída de dinheiro, em termos de moeda estrangeira, sem declaração ou certificado do banco, está limitada ao valor de 2 mil Euros. Por isso, quaisquer valores superiores a esses devem ser invariavelmente declarados (e acompanhados por um certificado bancário), caso contrário, poderão ser apreendidos pelas autoridades.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *