Conheça as paisagens deslumbrantes de Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar fascinante e incomparável. Com altas dunas chegando a 40 metros de altura o local parece um grande deserto, exceto pelas inúmeras lagoas de água doce que variam entre tons de azul e verde, proporcionando aos turistas e visitantes uma experiência única.

Entre as atividades disponíveis em toda a área do Pólo Parque dos Lençóis, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a maior atração. São mais de 155 mil hectares distribuídos pelos municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas que é o principal acesso ao parque. Seja para passeios de barco, de jipe ou de monomotor, os Lençóis maranhenses estão acostumados a colecionar visitantes deslumbrados e satisfeitos.

Antes de prosseguir com a leitura, conheça um pouco desta beleza sem igual que é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Características e clima da região dos Lençóis Maranhenses

Localizado ao norte do Brasil, no litoral nordeste do estado do Maranhão, o parque conta um perímetro de 270 km e 156.584 hectares de área. Só de dunas e lagoas são aproximadamente 90 000 hectares e uma grandes áreas de restinga em sua área costeira. As dunas avançam de 5 a 25 km continente a dentro e detêm a água das chuvas formando as lagoas que são a marca registrada do parque . O rio Preguiças que nasce na área, corta todo o parque até desaguar no oceano Atlântico. Além das dunas, o parque conta com áreas de mangues, proporcionando uma maior variedade em seu ecossistema.paisagens deslumbrantes de Lençóis Maranhenses

O clima nos Lençóis Maranhenses é sub-úmido seco e a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de lembrar um grande deserto, a região conta com 300 vezes mais chuvas do que no Saara africano, o que contribui para o controle da umidade e formação de lagoas na região.

O que fazer em Lençóis Maranhenses

As lagoas Bonita e Azul são as mais concorridas de todo o parque. O trajeto de jipe até o local, caminhar pelas dunas e tomar um delicioso banho nestas lagoas são atividades que você não pode perder. Apesar de próximas, o ideal é que você dedique pelo menos 1 dia para curtir cada uma das lagoas e passear pelo local. Se você for entre os meses de abril e junho, poderá desfrutar ainda de diversas outras lagoas que surgem ao redor das duas lagoas, um cenário realmente fantástico.foz do rio Preguiças

Outro passeio que com certeza você não vai querer perder é a descida do rio das preguiças onde passará um dia inteiro margeando áreas de mangues, buritizais e igarapés. As dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis, assim como o farol de Mandacaru (com uma vista espetacular) são paradas obrigatórias no percurso. Após o almoço em Caburé, a viagem prossegue até a foz do rio Preguiças em Atins, onde seu passeio se encerra com o pôr-do-sol visto do barco. Consegue imaginar este dia?

Outros passeios que marcarão sua viagem:

  • Visitar a imensa praia de Lençóis que é praticamente deserta;
  • Curtir o panorama impressionante de um voo de monomotor sobre as dunas;
  • Conhecer a lagoa da Gaivota, uma das maiores da região, em Santo Amaro;
  • Subir os 160 degraus do farol Preguiças e ver tudo ao redor a 35 metros de altura;
  • Conhecer e comprar o artesanato local em Barreirinhas;

Além das opções que citei você encontrará diversas outras atividades para aproveitar ao máximo sua viagem. Vale a pena se programar antecipadamente para aproveitar as belezas incomparáveis dos Lençóis Maranhenses.

« Voltar para a Página Inicial