O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar fascinante e incomparável. Com altas dunas chegando a 40 metros de altura o local parece um grande deserto, exceto pelas inúmeras lagoas de água doce que variam entre tons de azul e verde, proporcionando aos turistas e visitantes uma experiência única.
Entre as atividades disponíveis em toda a área do Pólo Parque dos Lençóis, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a maior atração. São mais de 155 mil hectares distribuídos pelos municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas que é o principal acesso ao parque. Seja para passeios de barco, de jipe ou de monomotor, os Lençóis maranhenses estão acostumados a colecionar visitantes deslumbrados e satisfeitos.
Antes de prosseguir com a leitura, conheça um pouco desta beleza sem igual que é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Conteúdos
Características e clima da região dos Lençóis Maranhenses
Localizado ao norte do Brasil, no litoral nordeste do estado do Maranhão, o parque conta um perímetro de 270 km e 156.584 hectares de área. Só de dunas e lagoas são aproximadamente 90 000 hectares e uma grandes áreas de restinga em sua área costeira. As dunas avançam de 5 a 25 km continente a dentro e detêm a água das chuvas formando as lagoas que são a marca registrada do parque . O rio Preguiças que nasce na área, corta todo o parque até desaguar no oceano Atlântico. Além das dunas, o parque conta com áreas de mangues, proporcionando uma maior variedade em seu ecossistema.
O clima nos Lençóis Maranhenses é sub-úmido seco e a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de lembrar um grande deserto, a região conta com 300 vezes mais chuvas do que no Saara africano, o que contribui para o controle da umidade e formação de lagoas na região.
O que fazer em Lençóis Maranhenses
As lagoas Bonita e Azul são as mais concorridas de todo o parque. O trajeto de jipe até o local, caminhar pelas dunas e tomar um delicioso banho nestas lagoas são atividades que você não pode perder. Apesar de próximas, o ideal é que você dedique pelo menos 1 dia para curtir cada uma das lagoas e passear pelo local. Se você for entre os meses de abril e junho, poderá desfrutar ainda de diversas outras lagoas que surgem ao redor das duas lagoas, um cenário realmente fantástico.
Outro passeio que com certeza você não vai querer perder é a descida do rio das preguiças onde passará um dia inteiro margeando áreas de mangues, buritizais e igarapés. As dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis, assim como o farol de Mandacaru (com uma vista espetacular) são paradas obrigatórias no percurso. Após o almoço em Caburé, a viagem prossegue até a foz do rio Preguiças em Atins, onde seu passeio se encerra com o pôr-do-sol visto do barco. Consegue imaginar este dia?
Outros passeios que marcarão sua viagem:
- Visitar a imensa praia de Lençóis que é praticamente deserta;
- Curtir o panorama impressionante de um voo de monomotor sobre as dunas;
- Conhecer a lagoa da Gaivota, uma das maiores da região, em Santo Amaro;
- Subir os 160 degraus do farol Preguiças e ver tudo ao redor a 35 metros de altura;
- Conhecer e comprar o artesanato local em Barreirinhas;
Além das opções que citei você encontrará diversas outras atividades para aproveitar ao máximo sua viagem. Vale a pena se programar antecipadamente para aproveitar as belezas incomparáveis dos Lençóis Maranhenses.