Como Visitar Pompeia e o Vesúvio

Pompeia, a conspícua cidade do Império Romano, fica a cerca de 150 milhas a sul de Roma, relativamente perto de Nápoles. Para visitar Pompeia, poderá partir de Roma, numa viagem de aproximadamente um dia ou, pelo contrário, optar por ir de Nápoles a Pompeia, numa das excursões habitualmente realizadas.

O local arqueológico tem a sua própria estação de comboios a meio caminho entre a cidade de Nápoles e Sorrento. Os comboios regulares Circumvesuviana passam duas vezes por hora entre ambas as cidades, parando em Pompeia. Os comboios são baratos, contudo, geralmente estão lotados, parecendo mais uma viagem de metro do que uma viagem num comboio convencional.

Como visitar pompeia
As ruínas de Pompeia

Pompeia, um de 5 locais a visitar na área

Pompeia, a cidade romana parcialmente enterrada, faz parte de uma área arqueológica composta por cinco locais distintos.

Naturalmente, é precisamente Pompeia quem atrai mais o turista. Apesar da sua vastidão, existem cinco locais que estão interligados na área. Você pode comprar bilhetes que lhe permitem visitar um único local ou, pelo contrário, todos os locais.

Outro local bastante popular é Ercolano, que fica a algumas paragens de comboio mais adiante, na linha com sentido a  Nápoles. Para muitas pessoas, é mais interessante que Pompeia. É também uma cidade enterrada, mas o local é mais compacto, foi escavado de forma compreensiva e existem menos multidões.

É mais barato comprar o bilhete para os 5 locais, em comparação com bilhetes individuais para Pompeia e Ercolano. É necessário notar que o Monte Vesúvio não está englobado nesse pacote, ele próprio uma atração popular, embora existem excursões que você pode comprar para ir até ao Vesúvio, desde as estações de comboio, quer de Pompeia, quer de Ercolano.

Como visitar Pompeia

O local arqueológico da cidade é vasto. Se você está numa excursão, você não tem muito controlo sobre o seu itinerário. Pelas 10h da manhã, as filas podem ser bastante longas, contudo, pelas 13h, normalmente, não existem muitas pessoas em espera.

Você pode ficar um dia inteiro em Pompeia, pois é assim tão vasto, mas, para o visitante tradicional, uma excursão de duas a três horas é suficiente.

No espaço circundante a Pompeia, existe uma vila direcionada para os turistas, o que contrasta com as ruínas da cidade romana, onde os edifícios são mínimos, havendo, por exemplo, somente um pequeno restaurante/café, bem como casas de banho à entrada

O local é muito exposto ao sol, com espaços mínimos de sombra, pelo que  é importante que você leve protetor solar, um chapéu, bem como água. Caso se esqueça, pode sempre adquirir os mesmos na vila que abordamos acima, antes de entrar no espaço arqueológico.

A calçada, bem como a natureza dura da superfície significa que as cadeiras de rodas, bem como as cadeiras de bebés são pouco práticas, sendo que a maior parte das crianças pequenas fica rapidamente aborrecida.

Como ir de Nápoles para Pompeia

Se você não está visitando ao abrigo de uma excursão ou tem alojamento em Pompeia, então o melhor é recorrer aos comboios Circumvesuviana. Trata-se de uma rede composta por várias linhas na região de Nápoles, com esta última como centro. A linha para Pompeia vai de Nápoles para Sorrento.

Os comboios partem duas vezes por hora, entre as 6 a.m e as 9:30 p.m. Normalmente, estão cheios de pessoas, pelo que deve estar preparado para ficar de pé durante a maior parte da viagem. A duração da viagem é de aproximadamente 45 minutos para Pompeia.

Existem duas estações de comboio em Nápoles. Os autocarros do aeroporto, bem como os comboios para Roma, param na estação central, Garibaldi.

« Voltar para a Página Inicial