Como Viajar para os Açores

Devido ao panorama financeiro de muitas famílias portuguesas, muitas optam por passar férias e viajar cá dentro, isto é, dento do próprio país, razão pela qual muitas pessoas desejam saber como viajar para os Açores e, assim, conhecer e usufruir da beleza natural de alguns dos locais mais belos que Portugal tem para oferecer.

Além disso, como viajar para os Açores é, agora, mais fácil, em resultado da liberalização do seu espaço aéreo, o qual entrou em vigor em 2015, bem como acessível, este peculiar arquipélago situado no Oceano Atlântico torna-se decerto uma opção a não descurar para quem ainda não conhece as suas ilhas e quiçá mesmo, porque não, para quem já conhece algumas ilhas e gostaria de conhecer todas as 9 ilhas que compõem os três  grupos distintos dos Açores, nomeadamente o Oriental (ilha de São Miguel e Santa Maria), o Central (ilha da Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial), bem como o Ocidental (ilha das Flores e a ilha mais pequena do arquipélago, o Corvo).

Como viajar para os Açores
Imagem de Caldeira – Ilha do Faial

Como viajar para os Açores a partir do continente?

Se reside em Portugal Continental, tem agora várias alternativas à sua disposição para viajar para os Açores, apesar de todas implicarem, naturalmente, uma viagem de avião, pois, não existe qualquer transporte marítimo de passageiros que faça a ligação entre o Continente e os Açores. Nesse sentido, são várias as companhias aéreas que atualmente fazem esta ligação a partir de Lisboa ou Porto, nomeadamente:

  • easyJet
  • Ryanair
  • Sata Internacional
  • TAP

As viagens a partir do Continente, normalmente, têm como destino a maior ilha do arquipélago, nomeadamente a ilha de São Miguel, embora seja recorrente a ligação direta com a ilha da Terceira também, no grupo Central.

Como viajar entre as ilhas dos Açores?

Após viajar para o arquipélago, dependendo da ilha em que se encontra, as ligações entre ilhas podem ser efetuadas através de duas formas de transporte, quer de barco, quer de avião.

Porém, por via marítima estão sujeitas a algumas limitações, pois existem ligações, por exemplo, entre o Grupo Oriental e Central, que são sazonais e, por isso, não se efetuam durante todo o ano.

Nesta ótica, a melhor forma de viajar entre ilhas continua a ser de avião, sendo que existe uma ligação diária entre ilhas que é assegurada pela Sata Açores, cujos aviões (Bombardier Q400 e Q200) transportam quer passageiros, quer cargas.

Qual a melhor altura para viajar para os Açores?

Embora o arquipélago não seja certamente um destino de praia como, por exemplo, o Arquipélago da Madeira ou mesmo as Canárias, devido à irregularidade do tempo, por vezes, um pouco chuvoso, mesmo assim, tem uma temperatura muito agradável na primavera/verão, sendo este, portanto, o melhor período para visitar o arquipélago.

Porém, como muitas das pessoas que visitam os Açores fazem-no porque gostam de turismo de natureza, o clima e a temperatura não são preocupantes, até porque não existem grandes disparidades entre estações e tanto o outono, como o inverno são bem tolerados.

Como viajar para os Açores é uma opção em voga, independentemente da altura que escolher para o fazer, é importante que marque de antemão não só a passagem aérea, mas que também faça a reserva do quarto de hotel e aluguer da viatura, devido à elevada procura existente em certas alturas do ano, mas especialmente a partir do mês de maio com a realização das Festas do Senhor Santo Cristo e do Sata Rallye Açores.

« Voltar para a Página Inicial