Como Viajar de Barco entre Ilhas dos Açores

Para quem se encontra em trânsito para os Açores, é sempre importante estar familiarizado com as formas de transporte existentes para viajar entre ilhas, para além do avião. Por isso, neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como viajar de barco entre ilhas dos Açores.

Apesar de muitas pessoas recorrerem ao avião como forma predilecta de transporte entre ilhas, também é possível viajar de barco entre as ilhas dos Açores, dependendo da ilha de origem e destino, bem como da altura do ano em que se pretende viajar.

A operação de transporte marítimo entre as ilhas é assegurada pela Atlanticoline, a qual faz transporte quer de passageiros, quer de viaturas, mais uma vez dependendo das ilhas e do próprio navio utilizado.

Como viajar de barco entre ilhas dos Açores
Ao viajar de barco entre ilhas, decerto terá a oportunidade de ver golfinhos perto do barco.

Então, como viajar de barco entre ilhas dos Açores?

Como sugerimos acima, é importante estar familiarizado com a operação da Atlanticoline nas ilhas, para saber quais são as opções que tem ao seu dispor. Normalmente, a sua operação é dividida em duas, nomeadamente:

Operação regular

A empresa faz o transporte regular de passageiros, bem como de viaturas, durante todo o ano, em determinadas ilhas. Estas ilhas são as do Faial e Pico (Linha Azul), a par das ilhas do Faial, Pico e São Jorge (Linha Verde).

As operações são levadas a cabo pelos navios Gilberto Mariano e Mestre Simão. Existem outros dois navios dedicados somente a passageiros, mais precisamente o Cruzeiro das Ilhas e o Cruzeiro do Canal.

Durante todo o ano, a empresa assegura também o transporte por lancha (lancha Ariel) de passageiros entre as ilhas do Corvo e Flores.

Operação sazonal

No período compreendido entre junho a setembro, entre as ilhas do Pico, Faial, São Jorge e Terceira, existe uma operação sazonal de transporte de passageiros, a qual é garantida pelo navio Gilberto Mariano.

Entre maio e setembro, os navios Express Santorini e o Paraguana I fazem ligações entre todas as ilhas (com exceção do Corvo), transportando tanto passageiros, como viaturas.

Portanto, como pode constatar, é perfeitamente possível viajar de barco entre as ilhas dos Açores, contudo, está sujeito às opções existentes na época em que pretender fazê-lo.  A partir de certas ilhas, por exemplo, São Miguel e Santa Maria, de outubro a abril, só é possível viajar de avião.

Em caso de dúvidas sobre como viajar de barco entre ilhas dos Açores, no site da Atlanticoline (clique aqui para o visitar), poderá saber qualquer informação adicional que necessite, desde informações sobre os horários, tarifários, rede de vendas, serviços, entre outras.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *