Como Viajar de Avião Grávida e em Segurança

Uma gravidez costuma dar azo a muitas dúvidas e, uma delas, é como viajar de avião grávida e de forma segura. Todavia, se  tiver uma gravidez normal e saudável, poderá ser seguro viajar durante a maior parte da mesma. Isto porque viajar de avião grávida até à semana 36, normalmente, é considerado seguro nessas situações.

Mesmo assim, se estiver grávida, deverá sempre consultar atempadamente o seu médico antes de viajar. Apenas se estiver a ter complicações na gravidez que possam eventualmente piorar com uma viagem de avião ou precisar de cuidados médicos é que pode ser aconselhada a não viajar.

Como Viajar de Avião Grávida

Como viajar de avião grávida e em segurança

Assim, se o seu médico aprovar a sua viagem de avião e se tiver alguma flexibilidade, a melhor altura para viajar grávida é, geralmente, o segundo trimestre. É nesta altura que os riscos associados à gravidez são mais reduzidos. Mesmo assim, deverá ter alguns cuidados, de forma a ter uma viagem sem sobressaltos, como:

Ajustar o cinto de segurança

Na sua viagem de avião, deverá ajustar o seu cinto de segurança, de forma a fique confortável com o mesmo durante a viagem, sob o seu abdómen. Naturalmente, quando não for necessário estar com o cinto, poderá tirá-lo para ficar mais à vontade.

Manter-se hidratada

Por vezes, nas cabines dos aviões as condições de baixa humidade podem levar à desidratação. Todavia, esse efeito pode ser combatido facilmente se você certificar-se que ingere líquidos suficientes durante a viagem, para manter-se hidratada.

Promover a circulação sanguínea

Especialmente em viagens de maior duração, faça caminhadas ocasionais no corredor do avião. Se tiver de permanecer sentada, poderá mesmo assim fazer algum exercício, estendendo e flexionando os tornozelos com regularidade. Além disso, deverá certificar-se que não usa roupas demasiado apertadas, para promover a circulação. O uso de meias de compressão poderá ser também boa ideia, para prevenir potenciais coágulos.

Ver a política da companhia aérea

Antes de adquirir a sua passagem aérea, veja se a companhia em que vai viajar tem alguma política concreta para viagens durante a gravidez. Essas orientações podem variar de companhia para companhia, pelo que deverá estar atenta a essa situação ou perguntar ao seu agente de viagens.

Seguindo os conselhos do seu médico, a par das dicas supracitadas, você decerto não terá qualquer problema em viajar de avião grávida. Nos casos em que tiver de viajar de avião frequentemente por razões profissionais, deverá expor essa situação ao seu médico e entidade laboral, para determinar se precisa de reduzir a frequência dos seus voos.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *