Como Viajar de Avião com um Bebé

Viajar de avião com um bebé pode ser um desafio exigente. O avião não é propriamente o meio de transporte mais confortável do mundo e o espaço é por vezes mínimo para transportar o seu bebé e todos os produtos e acessórios necessários. Além disso, existem alguns riscos inerentes a ter em consideração e alguns conselhos que pode seguir para aliviar e prevenir certos incómodos.

Como viajar de avião com um bebé

Como viajar de avião com um bebé – Dicas úteis

Viajar de avião com bebé recém-nascido

Os especialistas aconselham a não viajar com bebés recém-nascidos até 10 dias de vida. O recomendado é fazê-lo apenas depois dos três meses, até porque antes ele ainda não foi vacinado e estará exposto a vários riscos. Por isso, antes de viajar, consulte sempre o seu médico e tenha em consideração a sua opinião especializada. Além disso, consulte também as indicações da agência de viagem, já que as companhias aéreas costumam ter diferentes exigências para este tipo de casos. Se necessário, faça-se acompanhar de um atestado médico a garantir que está tudo bem, para evitar quaisquer incómodos no momento do embarque.

Bebés até dois anos não pagam bilhete de avião

Qualquer bebé até dois anos de idade não necessita de pagar bilhete, uma vez que viaja ao seu colo. Contudo, algumas companhias aéreas cobram uma taxa extra para quem viaja acompanhado por um bebé. No entanto, pode na mesma reservar um lugar extra para o seu bebé e assim viajar com mais espaço e, consequentemente, com mais conforto. No momento de planear a sua viagem, procure evitar escalas prolongadas, de forma a diminuir o tempo de espera e os níveis de stress do seu bebé.

A escolha do lugar no avião para si e para o seu bebé

Escolha também, no momento do check-in, um lugar nas primeiras filas, onde algumas companhias aéreas têm condições específicas para bebés, como berços especiais. No entanto, durante a descolagem e a aterragem mantenha o bebé no seu colo, de acordo com as normas de segurança do voo.

Cuidados a ter com o bebé

É preferível viajar acompanhada, mas nem sempre isso é possível. Caso necessite de ajuda durante o voo, procure pedi-la às hospedeiras de bordo ou ao pessoal do staff do aeroporto. Nunca confie num desconhecido. Além disso, procure evitar o contacto do bebé com outros passageiros, especialmente viajantes que queiram pegar-lhe ou colo ou beijá-lo. Estará a expor o bebé a riscos desnecessários, como doenças ou vírus.

Documentação necessária para viajar com bebé

Para viajar, lembre-se que o bebé necessita da documentação própria também. Se viajar sozinha, a autorização do pai por escrito é também necessária. O seguro de viagem também é obrigatório para viagens internacionais.

O que colocar na bagagem de mão

Finalmente, confira a sua bagagem. Além de garantir que leva tudo o que necessita, deverá igualmente ter em atenção que não ultrapassa o peso permitido. Coloque os bens básicos e tudo o que necessita na bagagem de mão e nunca na de porão, porque em caso de extravio da mala ficará sem esses objectos durante bastante tempo. Leve brinquedos também para distrair o bebé, fraldas, produtos de higiene suficientes e, claro, não se esqueça do telemóvel. É uma ferramenta essencial em qualquer caso.

Ao seguir todas estas dicas estará a garantir uma viagem mais descansada e relaxada, tanto para si como para o seu bebé. E, claro, para os restantes passageiros do seu voo. No entanto, viajar de avião com um bebé não é uma ciência exacta e os imprevistos podem acontecer. Portanto, o mais importante é estar preparada para agir, mantendo a calma e adoptando uma atitude responsável e sensata.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *