Como Ultrapassar o Medo de Viajar de Avião

Se você tem medo de voar, o mesmo decerto está relacionado com um medo da existência de um potencial acidente. Naturalmente, pode dever-se a outras razões, como a claustrofobia, ou a sensação de estar “preso” no avião durante um voo de longa duração. Pode também ter medo de avião por recear ter um ataque de pânico no mesmo. De qualquer das formas, independentemente da fobia que tem, é preciso saber como ultrapassar o medo de viajar de avião, para que possa planear e usufruir de uma viagem na sua plenitude.

O medo de viajar de avião é uma fobia bastante comum, fazendo com que as pessoas apoquentadas pela mesma evitem viajar devido ao medo e à ansiedade. Muitos outras pessoas ultrapassam esse medo recorrendo a métodos pouco recomendados, desde o recurso ao álcool até a calmantes, que lhes permitam de certa forma aguentar a viagem. Mas, o que é preciso ter em consideração é que este é um problema com tratamento. Ou seja, se você quer voar novamente de forma confortável, você pode fazê-lo.

Então, como ultrapassar o medo de viajar de avião?

Se tem medo de viajar de avião, existem alguns aspetos a ter em consideração e que deve tentar compreendê-los e resolvê-los para ultrapassar a sua fobia. Veja mais abaixo.

Como ultrapassar o medo de viajar de avião

O que é que causa o medo de viajar de avião?

Enquanto algumas pessoas sentiram ansiedade para viajarem de avião ao longo de toda a vida, muitas voaram durante diversos anos antes de terem medo. Essa situação, aliás, a de outrora voarem sem quaisquer dificuldades, muitas vezes causa problemas adicionais, gerando confusão e alguma mágoa por, de momento, terem receio.

Quando se trabalha para ultrapassar a fobia de viajar de avião, normalmente, não ajuda despender muito tempo a tentar perceber porque é que tem medo. Na realidade, as questões mais importantes são “o que é que eu sinto?” e “como devo responder a isso?”. Contudo, isso não invalida que não se tente lançar alguma luz sobre o que causa o medo de voar.

Esta perceção pode ajudar-lhe a colocar de lado todas as questão do “porquê”, e passar a focar-se no trabalho que permitir-lhe-á ultrapassar o medo de viajar.

Como é que as pessoas lidam com o medo de viajar de avião?

Muitas pessoas respondem ao seu medo não viajando de todo. Se essa situação for, de alguma forma, satisfatória, em muitos casos, poder-se-ia pensar que tal seria o fim da história, mas geralmente não é. Na realidade, a maior parte das pessoas que sentem fobia de voar querem ultrapassar o medo. Elas notam que estão a perder algo importante na vida, pelo que tentam encontrar formas de controlar o problema, tentando inclusive viajar de novo para perder o medo.

Muitas pessoas que sentem medo e que continuam a viajar apesar do mesmo, normalmente tentam arduamente não sentir medo. Elas esperam que ao combaterem o medo o mesmo possa desaparecer. Parece uma ideia razoável, contudo, geralmente, não funciona deste modo. Quando o pânico é ativado, frequentemente são as coisas que as pessoas fazem num esforço para ultrapassar o medo que o mantém e, por vezes, até o fortalece.

No cômputo geral, estas pessoas usualmente resistem ao papel de passageiro e tentam sentir como se tivessem mais controle sobre atividade do que a que têm na realidade. Isto fortalece e mantém o medo. Provavelmente, irá ser útil para ajudar a clarificar o seu papel como passageiro e aceitar o mesmo.

O que é que mantém o medo de viajar de avião?

Existem alguns fatores que mantêm ou, se preferirmos designar de outra forma, alimentam o medo de voar, os quais devem ser devidamente abordados, nomeadamente:

Ansiedade

As pessoas com medo de voar normalmente sentem muita ansiedade, durante os dias, semanas, e mesmo meses antes do dia da viagem. Podem levantar, de forma recorrente, questões como “e se”, sempre que pensarem na futura viagem. É habitual pensarem em catástrofes sempre que virem um avião ou imaginar elas próprias a entrarem em pânico a bordo do avião, durante o voo. Além disso, pensam constantemente nas formas como podem abordar ou afastarem-se do problema. Esta ansiedade faz com que se preocupem, percam o sono e até cancelem os seus planos de voar. Aliviar esta influência ou carga negativa colocada por esta ansiedade é fulcral para ultrapassar o medo de viajar de avião.

Evasão

Quanto mais medo as pessoas sentem, mais provável é que parem de voar de todo ou que voem somente quanto tal for inevitável.

Sempre que cancelam um voo ou decidem marcar outro tipo de férias, elas sentem algum alívio por essa evasão. A evasão é, contudo, viciante. Isto acontece porque estas pessoas sentem que a evasão protege-as, de alguma forma, ficando contudo com um medo cada vez mais acentuado. Reverter esta evasão é um passo essencial para ultrapassar o medo de voar de avião.

Combatendo o medo

As pessoas com medo de viajar, mas que têm de o fazer, têm de lidar com um problema desconcertante. Mesmo assim, adotam estratégias distintas para  combaterem a experiência do medo, recorrendo à auto-medicação, ao consumo de álcool, até mesmo à religião.

Mas, para lidar com o mesmo, estas não são certamente as melhores estratégias nem práticas que poder-lhe-ão ajudar. Pode, eventualmente, conseguir disfarçar o medo durante uma ocasião, mas esse tipo de viagem e de estratégias fortalecem e mantêm o seu medo.

É necessário prática para trabalhar com o medo, em detrimento de lutar contra ele.

Dicas para ultrapassar o medo de viajar de avião

Para ultrapassar o medo de viajar de avião, pode optar por uma intervenção terapêutica especializada, isto é, a terapias que visam estudar e tratar a aerofobia. Se preferir, contudo, antes da recorrer à terapia, pode optar por colocar em prática algumas técnicas para voar sem medo, como:

Identifique o que despoleta o medo – Tente identificar o que é que despoleta o medo e examine a forma como a sua reação de ansiedade é originada. O objetivo é identificar o que lhe aciona o medo, para que possa posteriormente controlar o mesmo.

Entre no avião dotado de conhecimento – A ansiedade alimenta-se da ignorância e do “e se?”. Familiarize-se com todos os factos relacionados com o voo e com o avião. Conhecer todos os factos pode não eliminar totalmente a sua ansiedade, mas decerto que ajudar-lhe-á a controlar a mesma. Saber mais informações sobre aviões e sob a forma como estão preparados para lidarem com a turbulência, por exemplo, pode ajudar a gerir a ansiedade.

Separe o medo do perigo –  Em muitas situações, é difícil separar a ansiedade do perigo, porque o seu corpo reage da mesma forma a ambos. Certifique-se de etiquetar o seu medo como ansiedade e lembre-se que, mesmo que se sinta ansioso, isto não significa que esteja em perigo. Você está seguro mesmo quando está a sentir uma ansiedade intensa.

Viaje – A exposição é um ingrediente importante para ultrapassar com sucesso o seu medo de viajar de avião. Nesse sentido, cada voo que faz torna o próximo mais fácil. Isto permite treinar o seu cérebro para que o mesmo fique cada vez menos sensível ao que outrora despoletava a ansiedade e o medo de voar.

A ansiedade poderá fazer-lhe pensar que estará em perigo no avião quando, na realidade, você está perfeitamente seguro. Esta noção de segurança, para a qual contribui também o seu conhecimento do voo, do avião, bem como de todos as situações típicas num voo de curta ou longa duração, decerto dar-lhe-á todas as ferramentas que precisa para voar de avião sem medo.

« Voltar para a Página Inicial