Como tirar passaporte

Para muitas pessoas, realizar uma viagem internacional é simplesmente a concretização de um sonho, que pode gerar lembranças para o resto da vida, além de trazer uma grande bagagem cultural para quem realiza este tipo de viagem.

No entanto, para quem deseja realizar uma viagem internacional pela primeira vez, um dos primeiros passos deverá ser tirar um passaporte, portanto, vamos ensinar o passo a passo para que esta pessoa saiba exatamente como tirar um passaporte.Como tirar passaporte

Aprenda como tirar passaporte: Reúna os documentos necessários

  • Este passo é essencial, portanto, é fundamental saber quais são estes documentos necessários para realizar o procedimento de tirar passaporte, sendo que eles são os seguintes:
  • Documento de identidade, que pode ser o RG ou a carteira funcional reconhecida por lei federal, bem como a carteira de habilitação com foto ou a Carteira de Trabalho;
  • Título de eleitor, bem como os comprovantes de que você votou nas últimas eleições;
  • CPF, sendo que somente será necessário apresentar o documento original caso a numeração dele não esteja presente no RG, na carteira de habilitação ou na Carteira de Trabalho;
  • Para os homens, o documento que comprova a quitação do serviço militar obrigatório;
  • Para os naturalizados, o certificado de naturalização.

Se dirija ao site da Polícia Federal
Para quem deseja tirar o passaporte, o segundo passo será se dirigir até a Polícia Federal, pois será em seu site oficial que o interessado deverá preencher o formulário de solicitação.

É essencial realizar este preenchimento, sendo que ele é extremamente simples de ser realizado, lembrando que são apenas 4 telas, onde são necessários que sejam inseridos os dados pessoais do interessado, os dados complementares e os documentos.

Na última tela deste formulário será essencial que a pessoa escolha o local onde deseja ser atendida, sendo que há uma lista completa com as cidades e com os postos da Polícia Federal.

Depois disto, será necessário que o interessado faça o pagamento da taxa de emissão, que atualmente é de R$ 156,07. O boleto será gerado no site após o preenchimento do formulário.

Passaporte/Polícia Federal

Agora, é fundamental que o agendamento do atendimento seja feito, e também será fundamental que o interessado compareça ao posto da Polícia Federal com a documentação original solicitada e com o comprovante de pagamento da taxa, bem como com o protocolo de solicitação.
O prazo será de até 6 dias úteis após esta data para a retirada do passaporte, que deverá ser retirado em um posto da Polícia Federal.

« Voltar para a Página Inicial