Como Fazer uma Road Trip – Todas as dicas que procura!

Como fazer uma road trip? Quer você esteja a viajar sozinho ou, pelo contrário, em grupo, este é um tipo de viagem que coloca-lhe alguns desafios, mas que, em simultâneo permite-lhe ter uma experiência totalmente diferentes das viagens convencionais.

Muitas pessoas podem até eventualmente pensar que uma road trip é algo do passado, devido às possibilidades colocadas pelas novas formas de transporte, em particular as viagens aéreas, contudo a possibilidade de viajar num carro / carrinha e atravessar um ou vários países por estrada é decerto uma ideia ainda bastante popular.

E você está familiarizado com todas as potencialidades associadas a uma viagem desta natureza? A pensar em si, criamos um guia com tudo o que precisa de saber sobre esse tipo de viagem, não só em que consiste, mas também nas suas vantagens, bem como colocar em prática a sua intenção de viajar dessa forma.

O que é um road trip?

Se você não está propriamente identificado com um road trip, trata-se de uma viagem de longa distância, feita com recurso a um automóvel ou, se em grupo, a uma carrinha.

As motivações por trás de uma viagem assim podem ser várias, mas normalmente existem objetivos recreativos, uma vez que a mesma proporciona um olhar diferente sobre as paisagens e o interior dos países, que de outra forma dificilmente seria possível conhecer, mas, por vezes, também se dá por outras razões, como a necessidade de ter de se mudar de forma permanente para um local mais longínquo.

O conceito da road trip nasceu nos Estados Unidos, onde a inauguração das grandes estradas que ligavam os diferentes Estados entre si despoletou um enorme interesse nas pessoas de viajarem de carro entre os mesmos.

Todavia, apesar do conceito ter nascido essencialmente nos Estados Unidos, depressa expandiu-se para outros países, sendo, por exemplo, bastante popular também na Europa, onde é possível viajar de carro, sem grandes preocupações, pelos países do espaço Schengen.

Como fazer uma road trip
As icónicas carrinhas da Volkswagen simbolizam para muitos as viagens de longa distância.

Vantagens de uma road trip

Se optar por fazer uma road trip em detrimento de outro tipo de viagem, poderá usufruir de algumas vantagens, como:

  • Maior controlo – Você pode controlar a hora de partida e chegada, o seu itinerário, bem como as suas paragens ao longo do caminho.
  • Contacto com outras realidade – Viajar pelo campo, muitas vezes, permite-lhe contactar outras realidades, diferentes das citadinas, além de ser uma ótima oportunidade de você relaxar.
  • Pode levar tudo o que entender – Desde que caiba na babageira do seu carro, você pode levar consigo e, por isso, não tem de pagar quaisquer taxas, como aconteceria se viajasse por avião.
  • Poupa dinheiro – Se estiver a viajar em grupo, poderá poupar dinheiro. Normalmente, levar, por exemplo, quatro pessoas num viagem de carro sai mais em conta do que os bilhetes de avião ou comboio.

Claro que nem tudo são vantagens, pois viajar de carro é mais moroso, o combustível é caro, está sujeito a diferentes condições atmosféricas e pode sempre acontecer percalços com a sua viatura, pelo que há que ter em consideração quer os prós quer os contras.

Descubra como fazer uma road trip

Se gostaria de fazer uma road trip e usufruir de uma experiência inesquecível, é importante que tenha em consideração um conjunto de aspetos, para se certificar que tudo decorre dentro da normalidade e de acordo com as suas expectativas. Vejamos abaixo algumas dicas que decerto ajudar-lhe-ão a ter uma viagem sem problemas de maior:

Atualize os seus documentos

Antes de viajar é sempre importante que verifique se os seus documentos, bem como os da sua viatura estão devidamente atualizados. Isto inclui desde documentos pessoais, como o seu cartão de identificação e carta de condução, até aos documentos do carro, em particular o seu seguro automóvel.

Planeie atempadamente toda a viagem

É sempre importante que planeie cuidadosamente a sua viagem, algum tempo antes do dia da sua partida. Isto inclui, naturalmente, aspetos como o seu itinerário, pontos de paragem, locais de alojamento, alimentos a levar consigo, roupa, medicamentos que possa eventualmente precisar, bem como quasquer outros itens importantes, como o seu carregador de telemóvel.

Compre mapas ou dispositivo GPS

Para lhe ajudar caso tenha algum percalço na viagem ou simplesmente para dissipar qualquer potencial dúvida, pode sempre optar por adquirir os convencionais mapas em papel, relativos aos locais onde vai viajar ou, porque não, integrar um dispositivo de GPS no seu veículo. No seu telemóvel poderá também descarregar um aplicativo com essas funções, o qual produzirá o mesmo efeito.

Identifique quais as estradas problemáticas

Quando estiver a planear o seu itinerário e trajeto, identifique quais as estradas problemáticas, bem como as alternativas, se as houver. Por estradas problemáticas entendemos as estradas que frequentemente ficam cheias à hora de ponta, que englobam o pagamento de taxas ou mesmo com um historial de acidentes, sendo que, por vezes, existem boas alternativas.

Limpe adequadamente o veículo

Quer você vá viajar num carro ou numa carrinha, é importante que limpe adequadamente o veículo antes de partir. Aproveite para aspirar o interior do carro minuciosamente, retirar quaisquer papeis que tenha no porta-luvas que não precise, bem como quaisquer itens desnecessários que tenha no veículo.

Confirme se o pneu sobressalente está em ordem

Quando estiver a confirmar o nível da pressão de ar nos seus pneus, aproveite para confirmar se o seu pneu sobressalente está em ordem e com a pressão ideal. Caso não tenha um pneu sobressalente, compre um para o seu veículo, pois poderá vir a precisar se tiver algum furo.

Verifique a mecânica

Cerca de uma semana antes de partir na sua road trip, combine com o seu mecânico uma revisão completa ao mesmo. Isto pode abranger coisas como os níveis dos óleos, travões, estado dos pneus, bem como qualquer outra coisa que possa eventualmente causar algum problema. Aproveite para colocar dentro do carro cabos de arranque, caso venham a ser necessários, bem como pequenas garrafas com fluidos, como líquido de arrefecimento.

Registe contactos de emergência

Antes de começar a sua road trip, registe alguns contactos de emergência, caso venha a ter algum problema na estrada. Isto inclui, por exemplo, contactos de assistência à sua viatura (a carta verde do seguro, normalmente, tem essa informação), de assistência médica, bem como ainda de assistência policial. Além disso, certifique-se de quem tem crédito no telemóvel ou usa um plano mensal de chamadas, para poder efetuar uma ligação sempre que necessitar, e verificar o seu serviço de roaming se sair do país.

Sinalize estações de serviço

Se usar um mapa convencional, sinalize no mesmo estações de serviço, onde poderá encher o depósito de combustível, verificar o nível do óleo, da pressão de ar nos pneus, entre outros aspetos inerentes à manutenção da sua viatura durante a viagem. As estações também são ótimos locais para pedir indicações, se necessitar, bem como para comprar snacks e água.

O planeamento adequado da sua viagem é essencial para assegurar que tudo corre bem com a sua road trip. Isto permitir-lhe-á que viaje em segurança, sem sobressaltos e, acima de tudo, que desfrute da experiência.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *