Como Fazer a Primeira Viagem de Avião – Dicas

Como fazer a primeira viagem de avião? O que fazer no aeroporto? Como proceder na primeira viagem de avião? Essas são dúvidas frequentes em que vai viajar de avião pela primeira vez, parecendo uma tarefa enervante, mas não precisa de se preocupar.

Isto porque desde que esteja atento, saiba ler e responder a algumas questões, tudo irá decorrer dentro da normalidade e você não terá quaisquer dúvidas. Em todo o caso, preparamos para si algumas dicas para viagem de avião pela primeira vez, que decerto ajudar-lhe-ão a estar preparado para a mesma.

Como Fazer a Primeira Viagem de Avião
Nos painéis existentes no aeroporto poderá ver várias informações relativas ao seu voo, inclusive em que balcão deverá fazer o seu check-in.

Descubra como fazer a primeira viagem de avião

Comprar bilhete

A primeira coisa que tem de fazer, naturalmente, é comprar o seu bilhete/passagem aérea caso ainda não o tenha feito. Para o efeito, poderá recorrer a uma agência de viagens, visitando a mesma, ou recorrendo ao seu site. Ainda na Internet, poderá aproveitar para recorrer a simuladores e ver as datas e horários de voos, tarifas, entre outras informações, para que tenha uma noção do quanto poderá pagar.

Embora possa comprar o seu bilhete através de uma agência online, se tiver uma agência perto da sua residência, recorra à mesma para comprar o seu bilhete. Assim, poderá certificar-se que nada corre mal no processo de compra da passagem aérea.

Ter identificação consigo

Para poder viajar, além de ter um bilhete de avião, terá de ter também identificação consigo. Para voos domésticos, isto é, dento do seu próprio país, apenas necessita de ter consigo o seu cartão de identificação convencional. Porém, se for fazer um voo internacional, você vai precisar de um passaporte e que o mesmo tenha, pelo menos, seis meses de validade para além da data prevista de estadia.

Garantir que a bagagem cumpre os requisitos

As companhias aéreas têm requisitos em termos de bagagem que você deverá cumprir. Normalmente, você pode levar uma bagagem para porão e uma pequena bagagem de mão, devendo respeitar as dimensões e peso (geralmente, estão no site da companhia aérea), para não ter de pagar uma taxa adicional.

Arrumar adequadamente a bagagem

É importante que tenha algum cuidado quando estiver a arrumar as suas malas. Na bagagem de mão, deverá ter em consideração os itens que são proibidos, bem como os itens que têm restrições. Nesta, você pode transportar líquidos até 100 ml (ou menos), desde que caibam num pequeno saco de plástico.

Os agentes de segurança podem confiscar quaisquer líquidos e géis que não adiram a esta política. Mais uma vez, consulte o site da companhia aérea ou do aeroporto para ver que itens são restritos e que itens são proibidos.

Chegar atempadamente ao aeroporto

Para quem está a viajar de avião pela primeira vez e não sabe o que fazer no aeroporto, é importante que chegue a este atempadamente. Isto é, antes da hora que o seu agente de viagem lhe disse para estar no aeroporto. Chegando cedo, poderá familiarizar-se com o aeroporto e com todo o processo.

Se for fazer uma viagem de alguns dias, deixe o carro em casa e vá de Táxi para o aeroporto, para não pagar demasiado dinheiro em parqueamento. Normalmente, para voos internacionais, é preciso estar três horas antes do voo no aeroporto, enquanto que para voos domésticos duas horas são suficientes.

Procurar o balcão da companhia

Vá até à zona de check-in e procure o balcão referente à companhia em que vai voar e ao seu voo (veja o painel, como a imagem acima, para ver informação a esse respeito). Existem vários sinais nos aeroportos que lhe ajudam a chegar a esta área. Tenha à mão o seu bilhete, bem como identificação para apresentar ao colaborador. Ele irá verificar a sua reserva, imprimir passes para poder embarcar e recolher a bagagem de porão.

Se ultrapassar o peso permitido, terá de pagar uma taxa adicional. Se o seu bilhete não tiver lugares marcados, geralmente, é possível pedir ao colaborador por um assento perto da janela ou outro, se assim desejar. Ser-lhe-á pedido que coloque as suas malas numa balança ao lado do balcão, para que o colaborador possa verificar o seu peso. As malas serão etiquetadas, sendo que a de porão será colocada numa passadeira rolante para ser transportada para o avião. Depois, o colaborador entregar-lhe-á os passes para entrar no avião, bem como o seu documento de identificação que lhe havia mostrado inicialmente.

Passar pela segurança

Após fazer o seu check-in, já poderá passar pela segurança. Novamente, siga os sinais e chegue à área de segurança cedo. Aí, ser-lhe-á pedido que mostre novamente a sua identificação e cartão de embarque. Assim que tiver de passar pelos detetores de metais, para verificar se transporta itens proibidos, terá de colocar os seus pertences, cinto, sapatos e mala de mão numa pequena caixa.

Se transportar um computador portátil, terá de colocar o mesmo numa caixa à parte, enviando posteriormente as duas caixas por uma pequena passadeira rolante. Assim que o agente de segurança lhe der o ok, você poderá passar pelo detetor de metais e levantar os seus itens no fim da passadeira.

Encontrar a gare

Após passar o checkpoint de segurança, apenas tem de encontrar a gare de partida. Poderá ver que no seu cartão de embarque está marcado o número do seu voo, bem como o número da gare (gate). Siga os sinais para chegar à gare correta e sente-se até chegar à hora do voo.

Nessa altura, uma colaboradora da companhia aérea irá solicitar que os passageiros se aproximem do balcão onde se encontra para começarem a entrar no avião. Normalmente, os colaboradores chamam os passageiros pelos números dos assentos, em grupos, por isso, pode esperar até ao seu grupo ser chamado.

Quando entrar no avião, poderá ver os números em cima dos assentos. Basta encontrar o seu número e sentar-se no seu assento de acordo com o mesmo. Em caso de dúvida, poderá perguntar a uma das hospedeiras. Poderá também arrumar a sua bagagem de mão em cima do assento, na pequena cabine existente para o efeito.

Recolher a bagagem

Assim que o seu voo aterrar e sair do avião com os restantes passageiros, poderá recolher a sua bagagem. Siga os sinais existentes no aeroporto referentes à recolha de bagagem. O número do seu voo, bem como cidade de origem estarão presentes num ecrã.

Espere com os restantes passageiros em torno da passadeira até à mesma começar a mover-se com as bagagens. Depois de recolher a sua mala, apenas tem de sair do aeroporto, pelos locais indicados para o efeito e apanhar um Táxi ou outra forma de transporte para o seu hotel.

Esperamos que este artigo seja elucidativo do que fazer se estiver viajando de avião pela primeira vez e ajude-o a preparar-se adequadamente para a sua primeira viagem de avião sem grandes preocupações.

« Voltar para a Página Inicial

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *