Dicas de Viagem para Roma em Itália

Se procura algumas dicas de viagem para Roma, em Itália, então chegou ao local certo. A cidade das sete colinas teve uma génese embrenhada de misticismo, quando (alegadamente) Rómulo e Remo, dois irmãos gémeos amamentados por uma loba, fundaram a “Cidade Eterna”.

Apesar do ceticismo dos historiadores sobre a história que deu origem a esta cidade, é indubitável que Roma gera muita curiosidade junto das pessoas, sendo que muitas consideram mesmo que existe algo de mágico na cidade.

Quer se seja o mistério associado à Cidade do Vaticano, aos fantasmas do emblemático Coliseu, bem como um café da tarde na Piazza Navona, Roma tem muito para oferecer a quem a visita e promete encantar até o turista mais exigente.

Dicas de viagem para Roma em Itália
A Fontana di Trevi

Dicas de viagem para Roma – Tudo o que precisa de saber

Abaixo, poderá ver algumas dicas de viagem para Roma, que decerto permitir-lhe-ão familiarizar-se com uma série de aspetos importantes para a sua viagem, nomeadamente:

Cultura e costumes

Como poderá constatar pessoalmente, não é difícil parecer-se como um residente da cidade, especialmente se o seu guarda-roupa estiver cheio de roupas de famosos designers.

As mulheres procuram um visual sensual, com vestidos justos ou tops e calças, acompanhados por um par de saltos altos. Os homens, por sua vez, gostam de usar fatos imaculados no trabalho. De qualquer modo, para andar na rua, nada como usar uns jeans, bem como uma t-shirt da moda, quer para homens, quer para mulheres, para se misturar com a população local.

A moeda que se utiliza é o euro, por isso, se tiver outra moeda, certifique-se de ver a taxa de câmbio. Os cartões de crédito, geralmente, são aceites na maior parte das restaurantes e lojas.

Além disso, enquanto estiver em Roma, tente falar um pouco de italiano, pelo menos os termos mais comuns. Olá é ciao, por favor é per favore e obrigado é grazi.

Como circular pela cidade

A melhor forma de circular pela cidade é a pé, até porque muitas das principais atrações turísticas estão relativamente perto uma das outras, pelo que andar a pé faz mais sentido. Contudo, mesmo assim, existem outros sítios mais afastados que merecem uma visita. É o caso, por exemplo, da Cidade do Vaticano, que fica afastada do centro histórico. Neste caso, irá precisar de recorrer ao metro ou a um táxi.

Um comboio/trem expresso pode levar-lhe do Aeroporto Leonardo da Vinci – Fiumicino até ao centro da cidade. Os autocarros também estão disponíveis, embora não sejam muito recomendados devido a existirem muitas pessoas a usarem os mesmos. Se alugar um carro para ir a Roma, deve estacionar o mesmo nos limites da cidade, para evitar o tráfego pesado que se regista na mesma.

Como poupar dinheiro em Roma

Para poupar dinheiro em Roma, opte por comprar o Roma Pass. Este passe permite-lhe poupar de forma significativa, pois dá-lhe acesso livre ou com tarifas mais reduzidas a museus, descontos em exposições, viagens grátis nos transportes públicos durante 3 dias, entre outros benefícios.

Além disso, não descure uma visita às pequenas igrejas de Roma, uma vez que muitas podem ser visitadas gratuitamente. No último domingo de cada mês, pode visitar dois dos museus mais populares de Roma de forma totalmente gratuita, nomeadamente os museus do Vaticano e Musei Capitolini (museus capitolinos).

Documentação necessária

Para entrar no país, independentemente de estar a viajar de avião ou de barco, se você não for um cidadão europeu, irá precisar de um passaporte válido. Normalmente, não é necessário um visto, a não ser que pretenda ficar no país um período superior a 90 dias. Além disso, basta ter também consigo o seu cartão de identificação.

Onde dormir em Roma

Em termos de alojamento, poderá encontrar várias soluções para esse efeito na cidade de Roma. Estes incluem, por exemplo, apartamentos para alugar, os tradicionais hotéis, desde os mais simples aos mais luxuosos, hostels, parques de campismo, como o Camping Village Roma, ou ainda pousadas da juventude, como a Casa Pessina.

Entre os melhores hotéis de Roma, encontramos hotéis de cinco estrelas como o J.K. Place Roma, Hassler Roma, Hotel de Russie, a Rocco Forte Hotel, The Inn at the Spanish Steps ou o The St. Regis Rome.

Para se familiarizar com todas as suas opções e, concomitantemente, saber preços, nada como aceder ao Booking.com, onde pode inclusive fazer simulações e, se desejar, aproveitar para fazer desde já a sua reserva.

O que comer em Roma

Como decerto poderá imaginar, Roma está cheia de restaurantes, desde as famosas trattorias, onde se cozinha deliciosos pratos à base de receitas familiares, até restaurantes de fusão, onde pode deliciar-se com as últimas tendências gastronómicas.

Independentemente das escolhas, não deixe de provar iguarias como o scampi alla griglia (camarão grelhado), carciofi alla romana (alcachofras com vinho branco, hortelã e alho), bem como saltimbocca alla romana (vitela com presunto, queijo e sálvia), entre outras. A não descurar está também os distintos vinhos italianos ou as lojas de gelados, especialmente se optar por viajar na época alta.

O que ver em Roma

Se vai visitar Roma, então poderá ficar satisfeito por saber que existe muito que ver em Roma. Vejamos algumas das melhores opções que tem ao seu dispor para visitar:

  • Basílica de São Clemente (grátis)
  • Basílica de São Pedro (grátis)
  • Fontana di Trevi (grátis)
  • Campo de’ Fiori (grátis)
  • Coliseu (pago)
  • Galleria Borghese (pago)
  • Igreja de San Luigi dei Francesi (grátis)
  • Igreja de Sant’Ignazio Di Loyola (grátis)
  • Foro Romano (grátis)
  • Museus Capitolinos (pago)
  • Museus do Vaticano e Capela Sistina (pago)
  • Panteão (grátis)
  • Passeggiata del Gianicolo (grátis)
  • Porta Portese (grátis)
  • Piazza di Spagna (grátis)
  • Piazza Navona (grátis)
  • Santa Maria della Vittoria (pago)
  • Santa Maria em Trastevere (grátis)
  • Trastevere (grátis)
  • Via Ápia (grátis)

Estes são os principais pontos turísticos da cidade, mas, se tiver tempo, nada como explorar a mesma.

Qual a melhor altura para visitar Roma

A melhor altura para visitar Roma é de outubro a abril, quando as multidões de turistas já se dissiparam e as tarifas dos hotéis estão mais acessíveis. Apesar de você precisar de um casaco quente, esta altura do ano nunca é demasiado fria na cidade. Se preferir temperaturas mais quentes, mas sem o grande fluxo de turistas do verão, bem como sem a grande humidade da estação, poderá optar por viajar para Roma em maio ou setembro. Nesta altura, as temperaturas estão agradáveis e pode circular à vontade na cidade.

Voos para Roma

Como um dos principais destinos turísticos de Itália e, inclusive, do mundo, pode encontrar um leque abrangente de companhias áreas que viajam para este destino, bem como tarifas. Dependendo do país onde vive, poderá ter de apanhar algum voo de ligação até chegar a Roma, quer para o aeroporto Ciampino, quer para o aeroporto Fiumicino (o aeroporto internacional da cidade). Clique aqui para fazer uma simulação.

Esperamos que estas dicas de viagem para Roma lhe sejam úteis. Se tiver mais sugestões que possam ajudar outros leitores na sua viagem a esta cidade, não deixe as partilhar connosco, na secção de comentários.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *