Dicas de Viagem para Paris em França

Quer ver algumas dicas de viagem para Paris, em França, antes de viajar para a “Cidade das Luzes”? Então, chegou ao local indicado, onde poderá saber todas informações úteis que precisa para viajar.

Paris é, sem dúvida, um dos melhores destinos da Europa e, todos os anos, é visitada literalmente por milhões de pessoas. Naturalmente que para esse enorme afluxo de turistas muito contribui a sua gastronomia divinal ou as vastas coleções de arte que encontramos quando deambulamos pela cidade.

Pode ainda ver o magnífico rio Sena, flanqueado por museus estatais, igrejas antigas, bem como uma arquitetura fortemente marcada por um design rococó e neoclássico, não descurando ainda as charmosas árvores ou as brilhantes lâmpadas de rua que iluminam as ruas à noite na cidade, onde pode passear com os parisienses, que vão a caminho de um café ou de um cinema.

Contendo diversos museus de nível mundial, de uma moda emblemática, cozinha singular, bem como de uma atmosfera muito própria, Paris é definitivamente uma cidade a visitar. Por isso, não perca abaixo as nossas dicas de viagem para Paris.

Dicas de viagem para Paris

Dicas de viagem para Paris

Alojamento em Paris

Em termos de alojamento em Paris, encontramos um leque abrangente de ofertas, desde os tradicionais hotéis, hostels, apartamentos e casas para alugar, até mesmo aos parques de campismo, pelo que decerto encontrará uma forma de alojamento que se enquadre no seu orçamento.

Se o seu orçamento o permitir, os cinco melhores hotéis em Paris são os seguintes: Four Seasons Hotel George V, Hôtel Plaza Athénée, Le Bristol Paris, Shangri-La Hotel e Ritz Paris. De qualquer modo, se quiser familiarizar-se com todas as suas opções e preços, poderá aceder ao Booking.com e fazer uma simulação.

Cultura e costumes

Existe alguma noção que os parisienses não são propriamente das pessoas mais simpáticas, contudo, um pouco de diplomacia ajuda. Por isso, tente falar um pouco de francês, nem que seja um simples bom dia (bonjour) ou obrigado (merci). Para perguntar se falam inglês, pode dizer parlez-vous anglais. Seja simpático/a e decerto receberá o mesmo tratamento.

De resto, poderá misturar-se facilmente com os parisienses vestindo bem. Por isso, e especialmente se sair à noite, tenha em consideração que certos estabelecimentos não “gostam” muito dos clientes que querem entrar de calções e sapatilhas.

A França usa o euro como moeda oficial, contudo, desde que use o seu cartão de crédito (com chip), não terá qualquer problema em efetuar pagamentos na maior parte dos estabelecimentos em Paris. Muitos restaurantes e cafés cobram uma certa percentagem do serviço como gorjeta (entre 10 a 15%). Os taxistas também esperam uma gorjeta de 5 a 10%.

Como poupar dinheiro em Paris

Paris tem fama de ser uma cidade cara, pelo menos para os padrões dos países de língua portuguesa. Nesse sentido, se tiver um orçamento mais apertado, há que saber como poupar dinheiro em Paris. Uma das principais medidas que pode tomar é comprar o passe Paris Visite. Este passe, de resto, possibilita que usufrua de transportes gratuitos no metro, autocarro e comboios da RER, em toda a cidade, e, inclusive, permite-lhe aceder a descontos significativos em muitas das atrações turísticas e tours pela cidade.

Como circular na cidade

A melhor forma que tem de circular na cidade é, sem dúvida, a pé. Por exemplo, os arrondissements (distritos) são ótimos para andar a pé. Mesmo assim, Paris é uma cidade muito grande, por isso, para percorrer maiores distâncias, pode recorrer ao metro (Métropolitain), um sistema de transportes públicos muito eficiente. A RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens), empresa que gere os transportes públicos em Paris, também disponibiliza várias rotas de autocarro por toda a cidade.

Documentação necessária

Se é cidadão de um país que não aderiu ao Acordo Schengen, então você vai precisar do seu documento de identificação convencional, a par do seu passaporte, para entrar em França. Se vai somente de visita, normalmente, não é necessário solicitar visto, a não ser que planeie ficar em Paris por mais de 90 dias.

O que comer em Paris

Tal como acontece noutras grandes cidades, em Paris, existe uma grande oferta de restaurantes ao seu dispor, que lhe permite desfrutar de vários tipos de pratos, desde os pratos de fusão, até pratos mais tradicionais.  Procure por estabelecimentos de restauração no 1º arrondissement (1º distrito), mas também em Marais, bem como perto dos Campos Elísios e Torre Eiffel. O 2º  arrondissement tem vários estabelecimentos em conta. Independentemente do local escolhido, não deixe de provar algumas iguarias típicas francesas, como soupe à l’oignon gratinée (sopa de alho francês), ou steak frites (bife com batatas fritas). Para adocicar a alma, nada como saborear algumas sobremesas, como os macarons ou pain au chocolat (croissants de chocolate). Para uma refeição mais rápida, experimente uma das típicas baguetes ou um dos deliciosos crepes que encontra à venda numa crêperie.

O que ver em Paris

Como poderá calcular, é bastante fácil passar o tempo em Paris, porque existe efetivamente muito que ver na cidade. Vejamos abaixo o que deve integrar no seu itinerário:

  • Arco do Triunfo
  • Basílica do Sagrado Coração (Sacré-Cœur)
  • Campos Elísios
  • Catacumbas de Paris
  • Catedral de Notre-Dame
  • Cemitério do Père-Lachaise
  • Centro Pompidou
  • Le Marais
  • Jardim de Luxemburgo
  • Museu de Orsay
  • Museu do Louvre
  • Museu Rodin
  • Ópera Garnier/Palais Garnier
  • Palácio de Versalhes
  • Torre Eiffel

Qual a melhor altura para visitar Paris

No concerne à melhor altura para visitar Paris, podemos considerar que a mesma é durante junho a agosto, que é quando as temperaturas estão próximas do ideal. O único senão é que, no verão, existe um grande número de turistas na cidade e, por isso, os preços são também mais altos, o que se repercute essencialmente no alojamento.

Para usufruir de tarifas mais em conta e, em simultâneo, evitar a época alta, cheia de turistas, poderá visitar Paris durante a primavera ou outono. Todavia, para realmente poupar dinheiro, no seu voo e estadia, nada como visitar Paris no inverno, mas não se esqueça de levar roupa bem quente.

Voos para Paris

Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo e, nesse sentido, é possível conseguir facilmente um voo direto para a mesma. São várias as companhias que voam diretamente para um dos aeroportos na periferia de Paris, sendo que depois só tem de apanhar outro meio de transporte para chegar ao seu local de alojamento. Clique aqui para fazer uma simulação de voos para Paris.

Com estas dicas de viagem para Paris, esperamos poder ajudar-lhe a planear melhor a sua viagem. Para viajar em segurança, não deixe de fazer o seu seguro de viagem. Dito isto, se já visitou Paris e gostaria de partilhar mais algumas dicas com os nossos leitores, deixe-nos o seu testemunho, através do formulário de comentários abaixo.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *