Dicas de Viagem a Dubrovnik na Croácia

Está à procura de dicas de viagem a Dubrovnik na Croácia? Esta deslumbrante fortaleza costeira no Mediterrâneo é um dos melhores destinos na Europa, especialmente para quem procura um que lhe ofereça tudo o que precisa para umas férias de sonho e, concomitantemente, a preços relativamente acessíveis.

Na verdade, estar a desfrutar de uma deliciosa refeição num palácio barroco, numa cidade com grandes muralhas que mantêm o mar na baía parece utópico, mas é perfeitamente possível, quando visitar esta cidade.

Esta pequena cidade na costa da Dalmácia permite também que os turistas de todo o mundo possam experienciar uma história rica preservada pelos monumentos e edifícios, a gastronomia local e aproveitar para se banharem nas suas maravilhosas praias.

Para que possa tirar o máximo partido deste destino, preparamos para si algumas dicas de viagem a Dubrovnik que decerto ser-lhe-ão úteis, quer antes, quer durante a sua viagem.

Dicas de viagem a Dubrovnik na Croácia
Imagem de Dubrovnik. Nesta cidade foram rodadas algumas cenas da popular série “Game of Thrones”.

Dicas de viagem a Dubrovnik

Dubrovnik é uma cidade segura para turistas

Esta é uma cidade bastante segura para turistas e muito tolerante. De qualquer modo, como qualquer outro destino, quer na Europa, quer noutro continente, é sempre recomendável tomar algumas medidas de segurança, apenas como precaução, para evitar quaisquer possíveis problemas. Isto aplica-se, claro, aos valores que transporta, tendo cuidado de não mostrar qualquer sinal de opulência. De qualquer modo, é fácil encontrar patrulhas da polícia pela cidade, caso necessite e, além disso, a maior parte dos polícias fala inglês.

O que ver em Dubrovnik

Para quem está de férias nesta bonita cidade e, por isso mesmo, dispõe de algum tempo livre, existe muito para ver enquanto estiver na mesma. Vejamos abaixo algumas sugestões:

  • Catedral de Dubrovnik;
  • Cidade Velha;
  • Ilha de Lokrum;
  • Mosteiro Franciscano;
  • Muralhas de Dubrovnik;
  • Palácio dos Reitores;
  • Teleférico;
  • War Photo Limited (centro de exibição).

Para visitar Dubrovnik precisa de visto ou passaporte?

Na verdade, depende da sua cidadania. Se você é membro de outro país da União Europeia, apenas precisa de um documento de identificação para entrar na Croácia, quer seja o passaporte, quer seja o seu documento de identificação convencional. Pessoas de outras cidadanias vão precisar de ter um passaporte válido por, pelo menos, seis meses após a sua data prevista de estadia. No que concerne aos vistos, estes só são necessários para cidadãos que não residem na União Europeia e, mesmo assim, só para pessoas que queiram ficar na Croácia para além de 90 dias.

Quais são os melhores hotéis de Dubrovnik

Devido aos muitos turistas que passam pela cidade, existem várias infraestruturas hoteleiras para alojar os mesmos. Mesmo assim, se procura os melhores hotéis da cidade, podemos desde já indicar alguns dos mesmos, como: Hotel Bellevue Dubrovnik, Hotel More, Villa Dubrovnik, Hilton Imperial Dubrovnik, Royal Princess Hotel, Hotel Excelsior, entre vários outros. Como poderá constatar no Booking.com, são diversas as opções que tem ao seu dispor, inclusive, se preferir ficar alojado noutros locais para além de hotéis.

Qual é a melhor altura para visitar Dubrovnik

Se não está familiarizado com a melhor época para visitar Dubrovnik, podemos considerar que é entre setembro e outubro. Isto porque, nessa altura, as temperaturas estão agradáveis e não existe tanta ancoragem de cruzeiros na cidade como noutras alturas do ano, havendo, por isso, menos turistas. Mesmo assim, a água permanece quente durante estes dois meses, pelo que é uma ótima altura para ir até à praia para um mergulho. A época alta é, sem dúvida, no verão, quando as temperaturas estão mais elevadas. Porém, devido ao grande fluxo de turistas que se verifica na pequena cidade nessa altura, pode não ser a melhor época se pretender explorar a mesma sem grande azáfama. No verão, os preços são também mais elevados, sendo que poderá desfrutar de melhores tarifas entre outubro e abril, embora nessa altura as temperaturas e o apelo das praias desçam também consideravelmente.

Qual a língua que se fala em Dubrovnik

Ao longo da sua história, falou-se várias línguas, desde o latim, ao francês e italiano. Contudo, atualmente, poderá constatar aquando da sua visita que a maior parte das pessoas falam croata, bem como inglês. Se dominar esta última, como se trata de uma região acostumada a receber turistas de várias nacionalidades, mas que falam inglês, decerto que não terá qualquer problema ao nível da comunicação.

Qual a moeda que usam em Dubrovnik

É preciso ter em linha de conta que apesar da Croácia já fazer parte da União Europeia, o país não adotou o Euro como moeda oficial. Por isso, a moeda oficial da Croácia e que usam nesta cidade em particular é o kuna, que se divide em 100 lipas. Se preferir não trocar dinheiro em casas de câmbio antes da sua viagem, poderá facilmente levantar dinheiro nesta moeda, quando chegar ao seu destino, recorrendo a um dos muitos ATM existentes na cidade, para levantar dinheiro na moeda local.

Quanto pode levar em dinheiro para Dubrovnik

Como a Croácia é um Estado-Membro da União Europeia, está sujeita a algumas regras em vigor na mesma. Isto inclui o controlo do dinheiro que os passageiros transportam para dentro e para fora do país. Nesse sentido, você “só” poderá levar consigo quantias de dinheiro inferiores a €10.000 (ou equivalente noutra moeda). Quantias iguais ou superiores a essa deverão ser declaradas às autoridades competentes, de forma a evitar potenciais coimas por falta de declaração. De qualquer modo, como poderá levantar facilmente dinheiro em Dubrovnik, recorrendo a qualquer ATM, ou a um banco, não necessita de transportar somas tão elevadas consigo.

Gostou das dicas de viagem a Dubrovnik supracitadas? Então, ajude-nos a divulgar este artigo, partilhando-o nas redes sociais.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *